Menu
Menu
Busca terça, 17 de março de 2026
Polícia

Líderes de invasão em fazenda em Aquidauna são procurados pela polícia

De acordo com o secretário de segurança do estado, pelo menos 80 policiais foram enviados à fazenda invadida

01 agosto 2019 - 19h22Mauro Silva
Índios Kinikinauas invadiram a fazenda Água Branca  pela madrugada
Índios ateiam fogo na fazenda após chegada da PM
Os Kinikinauas se reuniram na fazenda Água Branca e expulsaram proprietários e os funcionários da propriedade
Índios Kinikinauas invadiram a fazenda Água Branca  pela madrugada
Índios ateiam fogo na fazenda após chegada da PM
Os Kinikinauas se reuniram na fazenda Água Branca e expulsaram proprietários e os funcionários da propriedade
Polícia

Líderes de invasão em fazenda em Aquidauna são procurados pela polícia

De acordo com o secretário de segurança do estado, pelo menos 80 policiais foram enviados à fazenda invadida

01 agosto 2019 - 19h22Mauro Silva    atualizado em 01/08/2019 às 19h42

Índios da etnia Kinikinauas invadiram a fazenda Água Branca no município de Aquidauana na madrugada desta quinta-feira (1), mas tiveram que desocupar a área com a chegada de pelo menos 80 policiais. De acordo com o secretário de segurança, Antonio Carlos Videira, a postura do governo de Mato Grosso do Sul é de “não mais permitir desordem no campo”.

“Foram enviados para atuar contra a invasão os policiais do Bope, Choque e do Tático de Aquidauana. Assim pressionamos para que todos os índios saíssem da propriedade”, afirmou 

De acordo com o “Carlinhos “, mesmo com a saída do Kinikinauas da fazenda, a força policial continua no local para evitar novas invasões e possíveis confrontos entre índios e produtores. Carlos também informou que os líderes da invasão estão sendo procurados pela polícia. 

Os invasores tomaram a fazenda e ameaçaram proprietários e funcionários.  Em um áudio enviado à Redação do JD1 Notícias, uma senhora, moradora da fazenda, que não quis se identificar, relatou o momento de terror que passou durante a invasão. 

“Os índios invadiram aqui, estamos saindo da fazenda, chegaram mais de 100 índios, estão tudo aqui na frente. Estamos desesperados”, afirmou. 

Conforme informações passadas ao JD1 Notícias, as terras da região invadida estão fora da área pretendida como Território indígena  Taunay/Ipegue. Também não há estudos que comprovem que as terras sejam indígenas. 

Logo nas primeiras horas do dia, assim que ficou sabendo da invasão, o secretário especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Luiz Antônio Nabhan Garcia, conversou, em Brasília, com o presidente da República Jair Bolsonaro , mas a Polícia Federal ajudou apenas na inteligência .

Incêndio

Uma moradora vizinha da fazenda invadida, que se identificou apenas como Tereza , falou ao JD1 Notícias que os invasores atearam fogo na propriedade. Um mutirão foi organizado no início desta noite para controlar as chamas. 

De acordo com o secretário de segurança, os índios cometeram vários crimes entre eles o furto qualificado e crime ambiental. Dessa forma a PM estava liberada para prender todos os indígenas caso eles não saíssem da propriedade.

Vídeo

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Marcas no corpo da criança - Foto:WhatsApp / JD1
Polícia
Criança é surrada pelo próprio pai; mãe busca proteção na Polícia Civil em Campo Grande
Mulher morre e mais 113 pessoas vão parar no hospital após comerem pizza
Polícia
Mulher morre e mais 113 pessoas vão parar no hospital após comerem pizza
Os objetos foram recuperados pelas autoridades
Polícia
Homem é preso após furtar crucifixos em cemitério
Imagem Ilustrativa
Polícia
Jovens têm celulares roubados durante assalto no Monte Castelo
Casa onde aconteceu o confronto
Polícia
Dois dos três mortos em confronto com a PM em Coxim são identificados
Imagem Ilustrativa
Polícia
Jovem recusa convite de 'date' com mulher e acaba sendo esfaqueada em Campo Grande
Drogas estavam no carro, um Corsa
Polícia
Suspeito é preso com quase 750 kg de drogas após perseguição em Sidrolândia
Homem é encontrado morto em calçada do Centro de Campo Grande
Polícia
Homem é encontrado morto em calçada do Centro de Campo Grande
Armas e munições foram apreendidas no local
Polícia
Confronto com a PM que deixou três mortos em Coxim começou após denúncia de tiros
Delegacia de Polícia Civil de Paranhos
Polícia
Idoso morre ao ser atropelado enquanto arrumava ônibus em Paranhos

Mais Lidas

Corpo de Bombeiros iniciou as buscas pela vítima
Polícia
Pescador escorrega de barranco, cai no rio e desaparece em Rochedo
Viatura do Batalhão de Choque na chegada a Cepol | Imagem ilustrativa
Polícia
Ataque a tiros em conveniência deixa um morto e três feridos no Vida Nova
Momento do crime - Foto: Arte / JD1
Polícia
Vídeo mostra execução a tiros e correria generalizada em adega lotada no Jd. Vida Nova
Primeiro atendimento aconteceu neste sábado no Tarsila de Amaral
Geral
Caravana da Castração segue com atendimentos gratuitos na Capital