Menu
Menu
Busca domingo, 17 de maio de 2026
Camara CG Maio26
Polícia

Ministério da Justiça autoriza ação da Força Nacional em MS para conter conflitos indígenas

O ministro Flávio Dino assina portaria visando a preservação da ordem pública e a integridade das pessoas

19 dezembro 2023 - 13h43Vinícius Santos

O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou hoje (19) no Diário Oficial da União uma portaria que autoriza o emprego da Força Nacional na região de fronteira e aldeias indígenas do Cone Sul de Mato Grosso do Sul. 

A medida vem em resposta a um ataque ocorrido no último sábado (16) à comunidade indígena Tekoha Pyelito Kue/Mbaraka’y, localizada na fazenda Cachoeira, em Iguatemi, a 412 km de Campo Grande.

Segundo informações do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), o ataque foi perpetrado por seguranças armados durante uma retomada realizada pelos indígenas. Lideranças da comunidade relatam que a agressão iniciou-se por volta das 15h30, estendendo-se até o início da noite.

A autorização para o emprego da Força Nacional, assinada pelo ministro Flavio Dino, especifica que a atuação será em apoio à Polícia Federal, abrangendo a região de fronteira e as aldeias indígenas no Cone Sul do Estado de Mato Grosso do Sul. A preservação da ordem pública e da integridade de pessoas e patrimônio são citadas como objetivos primordiais, em caráter episódico e planejado, pelo período de noventa dias.

A operação contará com o apoio logístico da Polícia Federal, incumbida de fornecer a infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública. O contingente a ser disponibilizado seguirá o planejamento estabelecido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, vinculada à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A articulação entre a Força Nacional e os órgãos de segurança pública do Estado de Mato Grosso do Sul é destacada como parte integrante do emprego da Força, conforme estabelecido na portaria. (Veja)

Portaria do Ministério da Justiça

 

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
Energisa Michel - Maio26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Divulgação/PCMS
Polícia
Polícia identifica ao menos 10 tiros em ataque que matou filho de vereador em Costa Rica
Quatro pessoas foram presas após ação conjunta da Depac/Cepol, Força Tática e Batalhão de Choque
Polícia
Ataque que matou criança no Noroeste foi motivado por briga anterior em conveniência
Crime aconteceu no bairro Sonho Meu 4
Polícia
Dupla chega de moto, invade casa e mata filho de vereador em Costa Rica
Ranieri Roque Gonçalves chegou à ser socorrido, mas morreu no Pronto Socorro do Hospital Auxiliadora
Polícia
Homem que ameaçou "cobrar" morte de comparsa morre em confronto com a PM em Três Lagoas
Arma apreendida - Foto: WhatsApp / JD1
Polícia
Motoqueiro abre fogo em conveniência e mata menino de 2 anos no Jardim Noroeste
Local da ocorrência - Foto: Reprodução / Ponta Porã News
Polícia
Moradora de Campo Grande morre após fuga policial terminar em piscina no Paraguai
Divulgação/Polícia Civil
Polícia
Justiça decreta prisão domiciliar de mãe após criança expelir preservativos em creche
Viatura do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)
Polícia
Homem tem orelha arrancada pela filha em briga após bebedeira em Dourados
Caso foi registrado na Depac Cepol
Polícia
Briga em bar termina com dois homens feridos no Jardim Monumento
Caso atendido pela PM em Dourados - Foto: PMMS
Polícia
Homem aparece com faca no trabalho da ex e acaba preso em Dourados

Mais Lidas

Suspeito foi preso em flagrante e a faca apreendida
Polícia
Suspeito matou homem após ele vestir bermuda e camiseta sem permissão na Nhanhá
Local da ocorrência - Foto: Reprodução / Ponta Porã News
Polícia
Moradora de Campo Grande morre após fuga policial terminar em piscina no Paraguai
Equipes da Polícia Militar fazem o isolamento do local
Polícia
AGORA: Com sinais de violência, homem é encontrado morto no centro da Capital
Agência do INSS
Justiça
STJ autoriza INSS a cancelar benefícios por incapacidade concedidos judicialmente