O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, comentou nesta sexta-feira (24) sobre o confronto entre indígenas e policiais que ocorreu em Amambai, e afirmou que “nossa missão é evitar mortes”.
O secretário explicou os acontecimentos, e detalha que assim que o Batalhão do Choque chegou ao local, eles foram alvejados com tiros, deixando três policiais feridos durante o tiroteio, e destaca que a operação não se tratou de uma reintegração de posse.
“Nós optamos por hoje levar a Tropa de Choque, que já tinha atuado dias atrás e obteve sucesso na operação, então hoje de manhã quando a Tropa de Choque chegou lá, ela foi recebida a tiros. Três policiais nossos foram atingidos”, explicou.
Ele explica que, apesar de terem sido baleados, as lesões não foram graves, mas detalha que “até o momento nós temos seis pessoas, que não sabemos se são todos indígenas, ou paraguaios, ou indígenas paraguaios, que foram atingidas e foram atendidos ali no hospital de Amambai”
Videira ainda diz que “a Polícia Federal chegou nesse momento também pra nos auxiliar”, mas aponta que o helicóptero que levou equipes do choque até a região foi alvejado por indígenas e até mesmo foi danificado. “Nós fomos atender uma ocorrência grave de crime com risco de morte eminente, tanto que os nossos policiais foram recebidos a tiros”, destacou.
Quando questionado pelo JD1 Notícias sobre confirmação de algum óbito relacionado ao confronto, o secretário disse que “não, nós temos até este momento a notícia de que seis pessoas, não dá para dizer que são todos indígenas, podem ser paraguaios ou indígenas do Paraguai, que foram atingidos e dois foram removidos para Ponta Porã”.
A Polícia Federal também se manifestou sobre o ocorrido, onde afirmou que teria sido chamada para evitar a invasão de uma fazenda por indígenas. Confira a nota completa:
"Compete à Polícia Federal apenas garantir a integridade de “comunidades indígenas”, quando estas se encontrarem em risco.
As notícias que temos é que a PM teria sido chamada para evitar a invasão de uma fazenda por indígenas.
No momento, equipes da Delegacia de Polícia Federal de Ponta Porã, responsável pela circunscrição do município onde ocorre o conflito, estão na região avaliando a situação."
Relembre o caso
No fim da manhã desta sexta-feira (24) um confronto entre policiais do Batalhão do Choque e indígenas terminou com seis indígenas e três policiais feridos em Amambai.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Idoso fica gravemente ferido ao bater bicicleta em moto em Nova Andradina

Corpo é encontrado boiando no Rio Paraguai, em Corumbá

Família denuncia descaso de suinicultura com funcionário que morreu em alojamento na Capital

Jovem é agredido a vassouradas pela irmã durante briga em Dourados

Homem é encontrado morto em quitinete de Nova Andradina

Em situação de trabalho escravo, trabalhadores eram mantidos em curral de fazenda em MS

Policial ambiental salva família após barco afundar no Rio Paraná, em MS

Morta pelo marido, Aline havia retomado relacionamento há um mês em Ribas

Adolescente é socorrido após ser golpeado várias vezes com facão em Dourados







