A FICCO (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado) fez mais uma ofensiva contra o PCC (Primeiro Comando da Capital) para desarticular os esquemas de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. A operação 'Vila do Conde' respinga em uma célula criada em Mato Grosso do Sul.
A ação policial, no entanto, está sendo realizada em vários estados. Segundo a Polícia Federal, estão sendo cumpridos 22 mandados de prisão preventiva e 40 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Pará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás.
As investigações referente a essa ofensiva começaram em fevereiro de 2021, quando naquela época, foi apreendida 458 quilos de cocaína acondicionados em meio a uma carga de quartzo, no Porto de Vila do Conde, em Barcarena, no Pará. O destino do ilícito era o Porto de Rotterdam, na Holanda.
A operação policial identificou os membros da organização criminosa transnacional, bem como toda a estrutura logística montada para escoar a produção de cocaína para a Europa.
Ademais, o trabalho investigativo desvendou toda a logística empresarial voltada à lavagem dos ganhos ilícitos, envolvendo empresas fictícias e investimentos em segmentos formais do mercado, como restaurantes e prestadores de serviços diversos.
Principal alvo - Alexandre Constantino Furtado, presidente da escola de samba Império da Casa Verde e vice-presidente da Liga das Escolas de Samba de São Paulo, é o principal alvo dessa operação.
As investigações apontaram que ele pertence ao PCC. Dos 11 locais na capital paulista, alvo de mandado de busca, dois são na escola de samba Império de Casa Verde.
A operação também prevê o sequestro e indisponibilidade de bens, direitos e valores até o limite de R$ 291,5 milhões.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Homem comete racismo contra mulher, avança contra PM e é baleado em Três Lagoas

Adolescente matou o pai após ter pedido para andar de cavalo negado em Coxim

Mulher é esfaqueada e perde dois dentes ao salvar inquilina de feminicídio na Capital

VÍDEO: Bombeiros salvam vida de criança que se engasgou com bala em Corumbá

Disparos assustam moradores e PM encontra cápsulas no bairro Cruzeiro

DEFRON incinera 14,5 toneladas de drogas em Dourados

Soldado confessa feminicídio e incêndio de quartel em Brasília

Homem é assassinado minutos após ser cumprimentado por atirador em Aparecida do Taboado

Idoso que caiu do telhado enquanto limpava caixa d'água morre em Dourados


Apreensão de dinheiro durante o cumprimento de mandado (Divulgação/Polícia Federal)



