A Polícia Federal (PF), com o apoio do Ministério da Transparência (CGU), deflagrou na quinta-feira (11) a Operação Cashback para investigar fraudes que desviaram mais de R$ 140 milhões do Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas. Segundo a PF, a Cashback é a quarta fase da Operação Maus Caminhos, deflagrada em 2016.
“Com o avanço das apurações, foram identificados novos fatos e prejuízos referentes à prática do retorno do dinheiro pago às empresas fornecedoras de produtos e serviços do Instituto Novos Caminhos (INC) ao líder da organização criminosa, para que fosse redistribuído a título de propina aos agentes públicos e políticos”, diz a nota da CGU.
Os policiais estão cumprindo de 16 mandados de prisão temporária e 40 de busca e apreensão endereços nas cidades de Manaus e São Paulo. Os investigados devem responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção passiva e ativa, contra a ordem tributária e lavagem de dinheiro.
Além de 150 policiais federais, as ações contam com a participação de oito auditores da CGU e 20 auditores da Receita Federal. Um dos alvos da operação de hoje é um empresário que atua na área de equipamentos hospitalares.
Operação Estado de Emergência
Na terceira fase da Maus Caminhos, chamada de Operação Estado de Emergência, deflagrada em dezembro de 2017, a PF cumpriu mandado de prisão temporário do ex-governador José Melo. O ex-governador foi acusado de integrar um esquema criminoso que desviava recursos públicos da área da saúde.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Soldado confessa feminicídio e incêndio de quartel em Brasília

Homem é assassinado minutos após ser cumprimentado por atirador em Aparecida do Taboado

Idoso que caiu do telhado enquanto limpava caixa d'água morre em Dourados

Confusão em bar termina com jovem espancado com pauladas na cabeça na Vila Popular

Trabalhador de empresa é morto a facadas em restaurante de Bataguassu

Anastaciano tenta cancelar programa com mulher, mas é esfaqueado e roubado na Capital

Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso

Carro funerário capota ao desviar de animal na MS-396, em Santa Rita do Pardo

Homem é preso horas após bater em mulher com barra de ferro em Dourados


Os policiais estão cumprindo de 16 mandados de prisão temporária e 40 de busca e apreensão endereços nas cidades de Manaus e São Paulo. (Reprodução)



