Menu
Menu
Busca sábado, 05 de abril de 2025
Polícia

Policial da PMMS que usou cocaína e faltou ao trabalho é solto pela Justiça

Desembargador José Ale Ahmad Netto concedeu uma ordem de Habeas Corpus (HC); o militar estava preso desde o dia 13 deste mês

23 agosto 2024 - 08h00Vinícius Santos

Um terceiro sargento da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), em Naviraí, que foi preso em flagrante no dia 13 deste mês por descumprir uma missão, foi solto após o desembargador José Ale Ahmad Netto conceder uma ordem de Habeas Corpus (HC). O militar, que não compareceu ao serviço alegando uma consulta médica, admitiu posteriormente que havia mentido e confessou o uso de cocaína.

No dia 13, o sargento estava escalado para o Comando Força Patrulha, mas informou via mensagem que teria uma consulta médica. Seu superior imediato orientou que ele deveria comparecer ao serviço após a consulta, apresentando o atestado médico. O militar afirmou que chegaria às 13h, porém, até as 17h30, ele não apareceu no batalhão. 

Seus colegas tentaram contatá-lo sem sucesso, e uma equipe foi designada para procurá-lo. O sargento foi encontrado parado em uma calçada e, ao ser questionado, declarou que não estava em condições psicológicas para trabalhar. Ele admitiu que não havia realizado consulta médica, que mentiu sobre o assunto e que usou cocaína, o que o manteve acordado durante a noite.

Após a prisão em flagrante, o sargento teve sua detenção mantida durante a audiência de custódia. A defesa, patrocinada pela Associação e Centro Social dos Policiais Militares e Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul, entrou com um pedido de Habeas Corpus no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). 

A defesa argumentou a ausência de risco no estado de liberdade do militar, destacando que a prisão preventiva estava sendo usada de forma inadequada para fins disciplinares. Alegaram também que o sargento estava internado no Hospital para tratamento de saúde mental e que a prisão estava dificultando o acesso ao tratamento necessário.

Ao analisar o caso, o desembargador José Ale Ahmad Netto destacou que "o caso não recomenda a revogação da custódia preventiva, sobretudo diante da reincidência do paciente, porquanto trata-se, em tese, de integrante dos quadros da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul que, além de ter, supostamente, perpetrado atos atentatórios aos princípios da hierarquia e disciplina que regem a carreira, ainda possui condenação anterior pela prática de crime doloso.” Contudo, o desembargador entendeu que “nesse momento, diante desse cenário, as medidas cautelares diversas da prisão, a exemplo do comparecimento aos atos processuais e do monitoramento eletrônico, são suficientes para vincular o paciente ao processo e, concomitantemente, afastá-lo do ambiente nocivo do cárcere."

Com base nisso, o desembargador concedeu parcialmente a ordem de Habeas Corpus, substituindo a prisão preventiva por medidas cautelares, que incluem:

- Comparecimento mensal em juízo para comprovar o endereço atual, mediante apresentação de comprovante de residência, bem como para informar e justificar suas atividades;

- Proibição de ausentar-se da comarca sem prévia autorização do juízo competente;

- Dever de comparecer a todos os atos processuais de que for intimado.

O alvará de soltura foi expedido, e o sargento deve ser liberado, desde que não houvesse outro motivo para mantê-lo preso.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
Camara Municipal Ab25 Jovem

Deixe seu Comentário

Leia Também

Beka vive há mais de 30 anos na Europa
Polícia
DJ douradense é presa por comandar rede de prostituição de mulheres em Portugal
Depac Dourados
Polícia
Foi com Deus: Homem tem moto roubada enquanto estava na igreja
Caso foi registrado na Depac de Dourados
Polícia
Natural do RJ, homem é preso em Dourados após furtar celular de mulher na rua
Daniel Silva Ramos e Gabriel Junior Lima da Silva
Polícia
Polícia elucida assalto e prende ladrões de padaria em Nova Andradina
Vítima foi encaminhada para o Hospital Universitário
Polícia
Hospital Universitário de Campo Grande reforça segurança após onda de furtos
Polícia recupera instrumentos musicais furtados na Capital
Polícia
Polícia recupera instrumentos musicais furtados na Capital
Sete pessoas morrem após ônibus universitário cair de ribanceira
Polícia
Sete pessoas morrem após ônibus universitário cair de ribanceira
Motorista de caminhão é preso após ser flagrado transportando mais de 350kg de cocaína
Polícia
Motorista de caminhão é preso após ser flagrado transportando mais de 350kg de cocaína
Homem é preso após sequestrar o filho de 3 anos em Guia Lopes da Laguna
Polícia
Homem é preso após sequestrar o filho de 3 anos em Guia Lopes da Laguna
Hospital da Vida
Polícia
Homem morre duas semanas depois de se acidentar em Naviraí

Mais Lidas

Corpo de Bombeiros atendeu a vítima | Imagem ilustrativa
Polícia
Adolescente é esfaqueado pela namorada após mandar áudio para outra mulher na Capital
O veículo ficou com a frente completamente destruída
Polícia
JD1TV: Vereadores de Glória de Dourados sofrem acidente com carro oficial na Capital
Gilmar Olarte e Alcides Bernal -
Política
Juiz condena ex-vereadores e empresários por 'esquemão' que cassou Bernal
Corpos estavam em uma área alagada de uma propriedade rural
Interior
Corpos de adolescentes são encontrados em córrego de Sete Quedas