Menu
Menu
Busca quarta, 09 de abril de 2025
TJMS Abr25
Polícia

Policial da PMMS que usou cocaína e faltou ao trabalho é solto pela Justiça

Desembargador José Ale Ahmad Netto concedeu uma ordem de Habeas Corpus (HC); o militar estava preso desde o dia 13 deste mês

23 agosto 2024 - 08h00Vinícius Santos
São Julião

Um terceiro sargento da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), em Naviraí, que foi preso em flagrante no dia 13 deste mês por descumprir uma missão, foi solto após o desembargador José Ale Ahmad Netto conceder uma ordem de Habeas Corpus (HC). O militar, que não compareceu ao serviço alegando uma consulta médica, admitiu posteriormente que havia mentido e confessou o uso de cocaína.

No dia 13, o sargento estava escalado para o Comando Força Patrulha, mas informou via mensagem que teria uma consulta médica. Seu superior imediato orientou que ele deveria comparecer ao serviço após a consulta, apresentando o atestado médico. O militar afirmou que chegaria às 13h, porém, até as 17h30, ele não apareceu no batalhão. 

Seus colegas tentaram contatá-lo sem sucesso, e uma equipe foi designada para procurá-lo. O sargento foi encontrado parado em uma calçada e, ao ser questionado, declarou que não estava em condições psicológicas para trabalhar. Ele admitiu que não havia realizado consulta médica, que mentiu sobre o assunto e que usou cocaína, o que o manteve acordado durante a noite.

Após a prisão em flagrante, o sargento teve sua detenção mantida durante a audiência de custódia. A defesa, patrocinada pela Associação e Centro Social dos Policiais Militares e Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul, entrou com um pedido de Habeas Corpus no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). 

A defesa argumentou a ausência de risco no estado de liberdade do militar, destacando que a prisão preventiva estava sendo usada de forma inadequada para fins disciplinares. Alegaram também que o sargento estava internado no Hospital para tratamento de saúde mental e que a prisão estava dificultando o acesso ao tratamento necessário.

Ao analisar o caso, o desembargador José Ale Ahmad Netto destacou que "o caso não recomenda a revogação da custódia preventiva, sobretudo diante da reincidência do paciente, porquanto trata-se, em tese, de integrante dos quadros da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul que, além de ter, supostamente, perpetrado atos atentatórios aos princípios da hierarquia e disciplina que regem a carreira, ainda possui condenação anterior pela prática de crime doloso.” Contudo, o desembargador entendeu que “nesse momento, diante desse cenário, as medidas cautelares diversas da prisão, a exemplo do comparecimento aos atos processuais e do monitoramento eletrônico, são suficientes para vincular o paciente ao processo e, concomitantemente, afastá-lo do ambiente nocivo do cárcere."

Com base nisso, o desembargador concedeu parcialmente a ordem de Habeas Corpus, substituindo a prisão preventiva por medidas cautelares, que incluem:

- Comparecimento mensal em juízo para comprovar o endereço atual, mediante apresentação de comprovante de residência, bem como para informar e justificar suas atividades;

- Proibição de ausentar-se da comarca sem prévia autorização do juízo competente;

- Dever de comparecer a todos os atos processuais de que for intimado.

O alvará de soltura foi expedido, e o sargento deve ser liberado, desde que não houvesse outro motivo para mantê-lo preso.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
São Julião

Deixe seu Comentário

Leia Também

Condenado a mais de 14 anos de prisão por estupro, homem é preso em Naviraí
Polícia
Condenado a mais de 14 anos de prisão por estupro, homem é preso em Naviraí
Caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Amambai
Polícia
Após brigar com a esposa, homem é agredido com chicotadas e pauladas em Amambai
Apenas o pai e o filho mais velho sobreviveram
Polícia
Mecânico bebeu e usou cocaína antes de causar acidente e matar família em Sidrolândia
Homem invade a casa da ex, faz ameaças de morte e acaba preso em Aparecida do Taboado
Polícia
Homem invade a casa da ex, faz ameaças de morte e acaba preso em Aparecida do Taboado
Homem que esfaqueou esposa no Tiradentes é procurado pela DEAM
Polícia
Homem que esfaqueou esposa no Tiradentes é procurado pela DEAM
Mulher é presa com mais de R$ 110 mil em produtos contrabandeados do Paraguai
Polícia
Mulher é presa com mais de R$ 110 mil em produtos contrabandeados do Paraguai
JD1TV: Incêndio destrói casa no Jardim Imá, em Campo Grande
Polícia
JD1TV: Incêndio destrói casa no Jardim Imá, em Campo Grande
Imagem Ilustrativa
Polícia
Mulher tenta furtar leite em pó para os filhos e acaba presa em Dourados
Imagem Ilustrativa
Polícia
JD1TV: É cada uma! Motorista é flagrado assistindo pornografia no trânsito de Campo Grande
PMRv/Divulgação
Polícia
Ônibus com 50 pessoas capota e deixa dez mortos em rodovia em Minas Gerais

Mais Lidas

Apenas o pai e o filho mais velho sobreviveram
Interior
Veja quem são as quatro pessoas mortas no acidente entre Campo Grande e Sidrolândia
Um dos veículos ficou destruído após o incêndio
Polícia
Três crianças e uma mulher morreram no acidente entre Campo Grande e Sidrolândia
Após o crime, a vítima ainda recebeu ameaças de morte
Polícia
'Não imaginei que ele teria coragem', diz mulher após levar 7 facadas do marido no Tiradentes
Um dos veículos pegou fogo no local
Polícia
JD1TV AGORA: Acidente entre Sidrolândia e Campo Grande causa mortes; crianças estão no meio