Menu
Menu
Busca quarta, 18 de março de 2026
Gov Rota Celulose Mar26 Capa
Polícia

Retrospectiva JD1 2023: As tragédias e julgamentos que 'chocaram' MS este ano

Caso Sophia, acidente com morte de quatro amigas na BR-163, condenação de Jamil Name Filho no 'Júri da Década' e outros acontecimentos marcaram o setor policial

28 dezembro 2023 - 14h11Brenda Assis

O ano de 2023 acabou sendo marcado por inúmeras mortes, assassinatos, acidentes graves de trânsito e até mesmo juris históricos. A movimentação no setor policial e de justiça acabou sendo intensa.

Confira os principais acontecimentos que marcaram MS:

Caso Sophia – Era dia 27 de janeiro quando os campo-grandenses acordaram com a notícia de que uma menina, de apenas 2 anos, havia morrido na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Coronel Antonino, após ter sido espancada e com sinais de estupro.

Os desdobramentos da crueldade cometida contra Sophia de Jesus Ocampo, chocou não apenas a Capital sul-mato-grossense, mas o país inteiro. A mãe da menina Stephanie de Jesus da Silva, de 24 anos, e o companheiro dela Christian Campoçano Leitheim, de 25 anos, foram presos logo na madrugada do dia 27, suspeitos de terem cometido o crime.

Um caso cercado por negligências, não apenas do poder público, mas também dos parentes que acompanhavam a ‘família’. Ao logo do ano, o JD1 detalhou os acontecimentos, mostrando que Sophia esteve mais de 30 vezes ao hospital por conta de agressões sofridas, a desistência das duas denúncias de maus-tratos feitas pelo pai da pequena, a não solicitação de medidas protetivas contra a mãe e o padrasto dela. À época, a Polícia Civil informou ainda que o Conselho Tutelar não chegou a ser acionado para averiguação do caso na casa onde Sophia morava.

Hoje presos, Stephanie e Christian, já passaram pelas audiências de instrução para o julgamento do júri popular.  O juiz Aluízio Pereira dos Santos, da 2ª Vara do Tribunal do Júri, agendou o julgamento para os dias 12, 13 e 14 de março de 2024, podendo esse ser o encerramento da história triste que terminou na morte de Sophia.

Acidente amigas BR-163 – Na noite de sexta-feira, dia 10 de março, quatro amigas morreram durante um grave acidente no km501 da BR-163, em Campo Grande, depois de uma tentativa de ultrapassagem em faixa contínua. Apenas uma jovem que estava no carro sobreviveu.

As vítimas fatais, que estavam apenas começando a vida na casa dos 20 anos, foram identificadas como Laís Moriningo, Carolina Peixoto, Kaena Guilhen e Letícia de Mello. Acompanhadas ainda de Analu Mendes Mali, elas seguiam de carro para Rio Verde.

No momento em que a motorista do Fiat Argo tentou fazer uma ultrapassagem em local proibido, acabou colidindo frontalmente contra uma camionete Toyota Hilux. Elas morreram instantaneamente, deixando a Capital entristecida com o ocorrido por dias. Conhecidas por muitos, elas são lembradas até hoje por amigos e familiares como jovens alegres, trabalhadoras e sonhadoras.

Pecuarista morre em queda de avião com o filho – O conhecido pecuarista e piloto Garon Maia morreu durante a queda de um avião bimotor na divisa entre Rondônia e Mato Grosso, no final de março de 2023. Ele estava acompanhado do filho, Francisco Veronezi Maia, de apenas 11 anos. Dias depois, a esposa dele cometeu suicídio no Residencial Village, região da Vila Antônio Vendas, em Campo Grande. 

O JD1 trouxe com exclusividade a cobertura do caso. Detalhando que pai e filho estavam em uma viagem de férias, saindo de Vilhena (RO) em um avião bimotor prefixo PR-ITE modelo Baron 58. A aeronave teria desaparecido do radar cerca de cinco minutos depois da decolagem.

Garon e o filho foram enterrados em Campo Grande. Depois do velório, Ana Paula Pridonik, teria usado uma arma de fogo para ceifar a própria vida dentro da casa onde morava com o marido. Ela chegou a ser socorrida, mas morreu no Hospital da Santa Casa. Antes de cometer suicídio, ela chegou a lamentar a morte do marido e do enteado nas redes sociais, questionando ‘onde Deus estava’ quando os dois faleceram no acidente.

Condenação de Jamilzinho – Acusados por matar Matheus Coutinho Xavier, em 2019, quando conforme os autos, o alvo era o pai da vítima, o ex-policial militar Paulo Xavier,  Jamil Name, Marcelo Rios e Vladenilson Olmedo, foram condenados após dias de julgamento, em julho deste ano.

Jamilzinho foi condenado a 23 anos e 6 meses, enquanto Marcelo Rios pegou 23 anos, e Vladenilson deve cumprir 21 anos e 6 meses, que juntos somam 68 anos de prisão. Decisão foi do juiz Aluízio Pereira dos Santos da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande.

Levados a Júri Popular, as sessões duraram três dias, com mais de 12h de debates entre acusação e defesa. Sendo considerado o ‘júri da década’, os jurados votaram pela autoria de Jamilzinho como mandante do crime.

Conforme a investigação o ex-guarda civil Marcelo Rios, e o policial Vladenilson Olmedo teriam intermediado a contratação dos assassinos de aluguel Juanil Miranda, que está foragido, e José Moreira, o Zezinho, que morreu em confronto com a polícia.

Caso - Matheus foi assassinado no dia 9 de abril de 2019, com tiros de fuzil AK-47, no bairro Jardim Bela Vista, em Campo Grande, quando manobrava a caminhonete do pai. O alvo verdadeiro, de acordo com as investigações, era o pai do jovem, Paulo Roberto Teixeira Xavier, ex-capitão da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, considerado desafeto da família Name.

Jogador esquartejado – O jogador de futebol Hugo Vinícius Skulny Pedrosa, de 19 anos, foi morto a tiros e esquartejado pelo ex da sua namorada na cidade de Sete Quedas.

O crime bárbaro aconteceu no dia 25 de junho deste ano, quando o jovem jogador foi dado como desaparecido pela família após ir a uma festa e ficou por dias sem ser visto, até que partes do seu corpo foram encontrados. O caso chocou a cidade que conta com 11 mil habitantes e interrompeu o sonho do garoto de seguir a carreira.

Hugo foi morto com três tiros e teve o corpo esquartejado e jogado no Rio Iguatemi. Três pessoas são suspeitas, entre elas, a ex-namorada de Hugo, identificada como Rubia Joice de Oliver Luivisetto, de 21 anos, um amigo dela e Danilo, que era ficante da mulher.

Morta com a filha no colo – Em 2023, Mato Grosso do Sul registrou 32 casos de assassinatos de mulheres. Entre as vítimas estava a jovem Natali Gabrielly da Silva de 19 anos, que foi brutalmente morta com 15 facadas na região da cabeça, pescoço, tórax e braços, após uma discussão com o marido durante uma festa no Los Angeles. Informações iniciais apontam que ela estava com a filha, de 1 ano e 4 meses, no colo quando foi morta.

O crime aconteceu durante as primeiras horas da manhã de sábado, dia 1° de julho. O autor, identificado como Cleber Correa Gomez, de 30 anos, foi preso em flagrante.

Enquanto era esfaqueada, a jovem tentou pedir para o marido parar com as agressões. “Pelo amor de Deus. Para! A gente tem uma filha”, implorava Natali. Mas ela não foi ouvida e acabou morrendo no meio da rua.

Em Campo Grande, os feminicídios chegaram a oito em 2023. Números bem abaixo dos registrados no ano anterior, demonstrando a efetividade das forças policiais no combate a violência contra à mulher.

Bebê morre em acidente de moto – Ana Clara Conceição Costa, de 7 meses, que faleceu depois de um grave acidente ocorrido em dezembro de 2023. Ela estava na garupa de uma moto, junto com a mãe de 20 anos, enquanto o veículo era conduzido pelo padrasto.

A motociclista teria colidido frontalmente contra um carro no cruzamento entre a Avenida Dr. Nasri Siufi e a Rua Rio Brilhante. Ana Clara chegou a ser socorrida em estado grave, mas morreu no caminho até o Hospital da Santa Casa. A bebê teria sofrido uma fratura no crânio e, precisou ser intubada ainda no local do acidente. Amigos do pai fizeram uma ‘vakinha’ para ajudar com o velório da pequena, que foi enterrada no dia seguinte, em Campo Grande.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Pizzaria com mais de 100 intoxicados tinha insetos e alimentos mal estocados
Polícia
Pizzaria com mais de 100 intoxicados tinha insetos e alimentos mal estocados
O acidente aconteceu na tarde de hoje
Polícia
Acidente deixa mulher e crianças feridas no centro de Nova Andradina
Delegacia de Polícia Civil de Ribas do Rio Pardo
Polícia
Homem é preso por suspeita de violência doméstica em Ribas do Rio Pardo
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Polícia
Policial que estuprou mulher em delegacia é condenado a 12 anos de prisão
Morre segunda vítima de acidente com carro da Secretaria Municipal de Saúde de Água Clara
Polícia
Morre segunda vítima de acidente com carro da Secretaria Municipal de Saúde de Água Clara
O caso começou com uma briga
Polícia
Homem é esfaqueado durante briga com irmão em Três Lagoas
Delegacia de Polícia Civil de Terenos
Polícia
Polícia prende suspeito de aliciamento e ameaças contra adolescente em Terenos
Hospital de Sidrolândia
Polícia
Idosa cai da maca em hospital de Sidrolândia e morre horas depois
Imagem Ilustrativa
Polícia
Mulher é espancada e ameaçada de morte pelo ex: 'posso ir preso, mas depois te mato'
Viatura da DEAM -
Polícia
Homem se irrita, ateia fogo na casa da mãe e acaba preso em Campo Grande

Mais Lidas

Mandado está sendo cumprido no Camelódromo
Polícia
Camelódromo é alvo de operação da PF contra esquema milionário de descaminho
Momento do crime - Foto: Arte / JD1
Polícia
Vídeo mostra execução a tiros e correria generalizada em adega lotada no Jd. Vida Nova
Marcas no corpo da criança - Foto:WhatsApp / JD1
Polícia
Criança é surrada pelo próprio pai; mãe busca proteção na Polícia Civil em Campo Grande
Carga foi apreendida e levada para a sede da Polícia Federal
Polícia
GCM detém dupla que transportava cigarros na rodoviária de Campo Grande