O cronograma em que estava programado a sabatina do advogado e atual ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, foi cancelado pelo presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre, por considerar que houve omissão do Poder Executivo no envio da documentação necessária para iniciar o processo.
Alcolumbre anunciou, na terça-feira (2), o cancelamento do calendário anteriormente divulgado para a análise do indicado do presidente Lula (PT) ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo o senador, a ausência de encaminhamento formal da mensagem presidencial representa “omissão de responsabilidade exclusiva do Poder Executivo”, algo que classificou como grave e sem precedentes, além de interferir no cronograma da sabatina, prerrogativa exclusiva do Legislativo. Para evitar alegações de vício regimental, afirmou que tanto a Presidência do Senado quanto a CCJ decidiram cancelar o calendário divulgado.
Lula havia anunciado Messias como indicado ao STF em 20 de novembro, mas os documentos necessários ao Senado não foram enviados, impedindo a tramitação formal. Como em toda indicação ao Supremo, a aprovação depende de pelo menos 41 votos favoráveis no plenário.
Cinco dias após o anúncio do presidente, Alcolumbre informou inicialmente que a indicação seria deliberada em 10 de dezembro, prazo considerado curto por aliados de Messias, especialmente diante das resistências enfrentadas no Senado.
A escolha de Messias contrariou Alcolumbre e setores influentes do Senado, que preferiam o nome do ex-presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para a vaga no STF. A indicação acabou ampliando tensões políticas entre Lula e o Senado.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira

Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

STJ confirma condenação de ex-vereador da Capital por esquema de funcionários fantasmas


Senador Davil Alcolumbre (Reprodução/Redes Sociais)



