A eleição da Mesa Diretora para a 3ª e 4ª Sessão Legislativa da 12ª Legislatura será pauta única nesta quarta-feira (13), na sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). A posse dos eleitos será em fevereiro do ano que vem para o mandato é bienal de 2025 e 2026. A sessão tem início às 9h e será realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, na Casa de Leis.
Regimentalmente, os deputados podem registrar chapas ou candidaturas individuais até o início da sessão de hoje
A realização da eleição nesta quarta-feira está em conformidade com o artigo 20 do Regimento Interno (Resolução 65/08). Conforme esse dispositivo, a eleição da Mesa Diretora para a 3ª e a 4ª Sessão Legislativa deve ocorrer até a data da antepenúltima sessão ordinária da segunda Sessão Legislativa de cada Legislatura. .
Ainda de acordo com o Regimento, a eleição deve ser por votação nominal e aberta. É eleita a chapa que obtiver a maioria absoluta dos votos. No caso de candidaturas avulsas, é eleito o deputado com o maior número de votos.
A atual Mesa Diretora é composta pelos deputados Gerson Claro (PP), na presidência; Renato Câmara, 1ª vice presidência; Zé Teixeira, 2ª vice-presidência; Mara Caseiro, 3ª vice-presidência; Paulo Correa, 1º secretário; Pedro Kemp, 2º secretário; e Lucas de Lima, 3º secretário.
Conforme definido em sessão na terça-feira (12), os parlamentares concordaram em manter consenso na atual Mesa, votando pela manutenção da mesma.
Competências
De acordo com o Regimento Interno, o presidente é “o representante da Assembleia quando ela houver de se enunciar coletivamente, o dirigente dos seus trabalhos e o fiscal da ordem”.
O primeiro vice-presidente é o substituto imediato do presidente, enquanto o segundo vice-presidente o substitui e a este o terceiro vice-presidente.
Dentre as competências da 1ª Secretaria, estão autorizar despesas e pagamentos, mandar organizar a folha de pagamento dos subsídios dos deputados e manter livro próprio para registro de ausência dos parlamentares.
Já ao 2º secretário cabe ler e fiscalizar as atas das sessões, anotar as votações nominais e auxiliar o 1º secretário a fazer a correspondência oficial da Assembleia.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025

Ex-vereador volta a responder ação sobre esquema que resultou na cassação de Bernal

TSE mantém "Tio Trutis" e esposa condenados por desvio de R$ 776 mil do fundo de campanha

MS ajusta calendário e adota nova data de posse do governador

"Cenário é indefinido", Paulo Duarte critica incertezas e avalia saída do PSB

Vereadores analisam proposta que proíbe suspensão de água a famílias com acamados

Deputados votam redação final do orçamento de 2026 para Mato Grosso do Sul

CCJ da Câmara aprova relatório para cassação do mandato de Carla Zambelli


Deputado Gerson Claro (PP) continuará na presidência (Luciana Nassar/ALEMS)



