O alvará online, anunciado nesta sexta-feira (5), durante o 1º Fórum Nacional de Licenciamento Urbanístico e Ambiental, pelo prefeito Marquinhos Trad e pelo secretário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) Luís Eduardo Costa, representa uma quebra de paradigmas, e uma evolução, que tira Campo Grande das normas e aberrações administrativas do século 20, e coloca um dos setores da gestão, dentro de uma plataforma digital e do século 21.
Isso por que, até então qualquer alvará de construção ou reforma, dependia de uma série de despachos, carimbos, e até do bom humor de burocratas e técnicos. Alguns demoraram mais que ano, até se dar um “OK”, a um empreendimento ou construção individual.
Com a nova prática, o alvará online, será concedido através de um protocolo digital, onde as informações dadas, por engenheiros e arquitetos que assinam os projetos, serão aceitas como verdadeiras, e somente depois, fiscalizadas pela prefeitura.
A palavra de profissionais qualificados para esse tipo de serviço, será dada como verdadeira, e estes ficarão sujeitos a responderem, caso o que foi declarado ao município, não seja coerente. O mais importante, feita a comunicação via internet, a obra poderá ser iniciada imediatamente.
Com isso, construir, ou reformar na cidade de Campo Grande, ficará muito mais fácil, e romper se a uma ilha de burocracia e dificuldades, que emperraram o desenvolvimento da capital por dezenas de anos.
Eduardo explicou durante entrevista que o projeto irá melhorar e aumentar a produção da construção civil com qualidade. “O decreto vai ajudar muito a cidade, é um marco, porque a cadeia da construção é muito competitiva, envolve muitas indústrias, o decreto está em parte de desenvolvimento, a parte legal já foi discutida, vamos colocar em prática, vai facilitar muito o mercado de construção, o construtor, por exemplo, vai poder começar a obra dele de forma mais rápida e de forma regular, agilizando o processo, vai fomentar a cadeia da construção e trazer o desenvolvimento para Campo Grande”, finaliza.
Segundo o secretário Jaime Verruck, que presenciou o lançamento, a maior virtude do alvará online implantado pela prefeitura é o de ter “presunção na boa fé do empreendedor e dos profissionais".
A nova modalidade de alvará passa a valer no próximo mês, agosto.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'

Zambelli renuncia e encerra impasse entre Câmara e STF

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato


Prefeito Marquinhos Trad, ao anunciar em Entrevista o alvará online (Reprodução/Internet)



