Menu
Menu
Busca quarta, 18 de fevereiro de 2026
Sebrae Delas Day Fev26 - #1
Política

Após aumento no pedágio da BR-163, Pedrossian Neto entrega denúncia ao MPF

O pedido do deputado é para que, a partir da análise dos documentos, seja instaurado inquérito civil, para investigar a ANTT e a CCR

05 setembro 2023 - 13h26Sarah Chaves, com informações da assessoria    atualizado em 05/09/2023 às 13h31

Em agosto, a Agência Nacional de Transportes Terrestres) aprovou o reajuste da TBP (Tarifa Básica de Pedágio) do trecho da BR-163, explorado pela Concessionária MSVia. Frente a um reajuste de 16,82%, o deputado estadual Pedrossian Neto protocolou no Ministério Público Federal (MPF), uma denúncia contra a ANTT e a CCR. 

Pedrossian Neto se reuniu com o presidente da ANTT, Rafael Vitale, além da bancada federal, em Brasília, no dia 28 de agosto. O objetivo era anular a Deliberação ANTT nº 249/2023, que aprovou o reajuste tarifário do pedágio em 16,82%.

Na ocasião, o dirigente da Agência Nacional tinha pedido prazo até segunda-feira (4) para conversar com a CCR e avaliar a possibilidade de redução. Sem resposta, o deputado resolveu buscar o MPF para que seja apurada a execução do contrato.

Renúncia das garantias milionárias, previstas no contrato, por parte da Agência em favor da concessionária; isenção de penalidades; a desobrigação de a CCR cumprir o Plano de Investimentos, principalmente no que se refere à não duplicação de boa parte do trecho concedido; pagamento de indenização em favor da concessionária, entre outros, são os motivos que levaram o parlamentar a apresentar o pedido. 

O deputado reforça, na peça entregue ao Ministério Público Federal, o principal ponto de descumprimento contratual por parte da CCR, que é a não duplicação integral do trecho concedido. “Com aumento do número de acidentes e cobrança do pedágio incompatível com a administração da rodovia”.

O pedido do deputado é para que, a partir da análise dos documentos apresentados, seja instaurado inquérito civil, para investigação das condutas tanto da ANTT, quanto da CCR. 
 

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.


 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Senador Rogério Carvalho, líder do PT
Política
Após o Carnaval, Congresso deve retomar debate sobre fim da escala 6x1
O acidente aconteceu na noite de ontem
Política
Motociclista fica gravemente ferido ao ser atingido por motorista bêbado na BR-163
Ex-presidente Jair Bolsonaro
Política
Carlos diz que Bolsonaro passou mal e está sendo monitorado
Delegado Rivaldo Barbosa -
Justiça
Caso Marielle: delegado e policiais operavam organização criminosa dentro da Polícia Civil
"Tio Trutis" - Foto: Reprodução / Redes Sociais
Polícia
Tiros, empurrões e controle: veja o que a mulher de 'Tio Trutis' contou à Polícia
"Tio Trutis" - Foto: Reprodução / Redes Sociais
Justiça
Justiça determina medida protetiva e avisa ex-deputado 'Tio Trutis' sobre risco de prisão
José Álvaro
Política
Morre José Álvaro Moisés, intelectual fundador do PT
Ilustrativa
Política
Lula sanciona programa Gás do Povo; saiba como funciona
Reunião aconteceu nesta sexta-feira, dia 13
Política
Focando em gestão moderna, Secretaria de Governo apresenta metas e projetos para 2026
O carnavalesco Tiago Martins e o presidente da Acadêmicos de Niterói, Wallace Palhares, posam com presidente Lula
Política
Desfile em homenagem a Lula pode gerar punição futura, indica TSE

Mais Lidas

Gabriela morreu em confronto com os policiais
Polícia
Morre travesti que tomou arma de policial em confusão no centro de Campo Grande
Como ficou o local após o furto
Polícia
VÍDEO: Bandidos entraram em confronto com a PM após furtarem farmácia da Capital; um morreu
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 16/2/2026
Comportamento
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 16/2/2026
VÍDEO: Homem é socorrido em estado grave ao ser baleado no Celina Jalad
Polícia
VÍDEO: Homem é socorrido em estado grave ao ser baleado no Celina Jalad