Após o caso da artista Larissa Manoela repercutir nesta semana, os deputados Pedro Campos (PSB- PE) e Duarte Junior (PSB-MA) apresentaram um Projeto de Lei (PL) que amplia a proteção legal a crianças e adolescentes que iniciaram de forma precoce a vida trabalhista.
Em entrevista ao Fantástico no último domingo (13), Larissa expôs que era enganada pelos pais, e mesmo tendo acumulado R$ 18 milhões com seus trabalhos artísticos durante anos, só tinha direito a apenas 2% da sociedade nas empresas geridas por Silvana e Gilberto Santos, seus pais.
Na justificativa sobre a criação da lei, apelidada de “Lei Larissa Manoela“, os deputados afirmaram que é necessária essa maior proteção às crianças que geram renda para suas famílias.
“O caso da artista Larissa Manoela, de grande repercussão e comoção, nos aponta para uma lacuna na lei. Precisamos ampliar a proteção legal para estabelecer medidas que reforcem a proteção dos direitos e interesses dos menores de idade em relação à administração de seus bens e participação em sociedades empresárias, além de promover a transparência e a responsabilidade na gestão patrimonial”, explicou Pedro Campos.
Além disso, o texto também prevê que a participação de sócios menores de idade em sociedade empresária será precedida de manifestação do Ministério Público, assegurando a proteção dos interesses e direitos dos menores envolvidos.
Também está definido no projeto, que contratos firmados no exercício do poder familiar tenham uma cláusula revisional condicionada à maioridade dos filhos, buscando a proteção das partes envolvidas.
“A possibilidade de os filhos solicitarem prestação de contas dos bens administrados pelos pais, conforme estipulado no projeto de lei, reflete a necessidade de garantir transparência na administração patrimonial. Isso coincide com a argumentação presente na decisão do STJ, que reconhece que os pais, embora usufrutuários e administradores dos bens dos filhos, não possuem liberdade total para dispor do patrimônio desses filhos de forma arbitrária”, comentou o deputado.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira








