Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul analisam nesta terça-feira (28) na Assembleia Legislativa (ALEMS), projetos de impacto administrativo e financeiro no Estado. O principal deles é o Projeto de Lei 244/2025, elaborado e encaminhado pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), com impacto anual estimado em R$ 1,175 milhão.
A proposta altera a Lei nº 4.134, de 6 de dezembro de 2011, que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos servidores do MPMS, e ajusta regras sobre remuneração e benefícios. Entre as mudanças previstas, está a possibilidade de o servidor efetivo nomeado para cargo em comissão optar entre receber integralmente o salário do cargo comissionado ou manter o vencimento e as vantagens do cargo efetivo, acrescidos da gratificação pelo exercício da função.
Além do projeto do Ministério Público, os deputados devem analisar outras propostas. O Projeto de Lei 185/2025, de autoria do deputado Pedro Kemp (PT), propõe incluir a Festa e a Trezena em honra a Nossa Senhora de Fátima, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Campo Grande, no Calendário Oficial de Eventos do Estado.
Também está na pauta o Projeto de Lei 199/2025, do Poder Judiciário, que trata da reorganização das serventias notariais e de registros na sede da comarca de Rio Verde de Mato Grosso.
Já o Projeto de Lei Complementar 18/2024, do deputado Pedrossian Neto (PSD), obriga empresas que recebem benefícios ou incentivos fiscais, financeiro-fiscais ou extrafiscais a destinar parte do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) devido a fundos específicos do Estado, reforçando o investimento em políticas públicas.
Também serão votados em primeira discussão dois projetos. O primeiro, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), o Projeto de Lei 205/2025, institui a Semana Estadual de Combate à Adultização, à Exploração, à Sexualização e à Exposição Precoce de Crianças e Adolescentes nas redes sociais, com o objetivo de promover campanhas educativas e de conscientização.
O segundo é o Projeto de Lei 254/2025, do Poder Executivo, que autoriza o governo do Estado a contratar operação de crédito contingente com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), voltada à implementação de políticas públicas estratégicas em Mato Grosso do Sul.
As sessões plenárias da ALEMS podem ser acompanhadas presencialmente ou por transmissão ao vivo nos canais oficiais da Casa: TV ALEMS (canal 7.2 no sinal aberto e canal 9 da Claro NET TV), Rádio ALEMS FM 105.5, além das transmissões pelo Facebook e YouTube da Assembleia Legislativa.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira


ALEMS (Foto: Luciana Nassar)



