A Câmara Municipal de Campo Grande promove na próxima segunda-feira (18), audiência pública com o tema “Cotas Partidárias e a Efetiva Participação das Mulheres na Política. Vamos empoderar?”.
A discussão contará com mulheres que participam da vida política em Mato Grosso do Sul e no país. É esperada a presença de Sílvia Rita Oliveira de Souza, que foi secretária nacional de enfrentamento a violência contra as mulheres.
Na audiência, a partir desses exemplos de representatividade, será abordado que “não haverá democracia efetiva, nem avanços concretos na construção de igualdade de direitos entre homens e mulheres, enquanto não for garantida a participação das mulheres, de forma paritária, em todos os espaços e instâncias de poder”.
O vereador Prof. João Rocha, que propôs o evento, considera que o debate pode servir como fator motivacional para estimular que as mulheres interessem-se pela política. “É preciso abrir espaço para essa discussão e, eventos como esse, são importantes porque, com a participação das mulheres, elas podem estar motivadas para esse desafio. É um grande desafio, pois hoje estão criminalizando a política, mais um fator que pode contribuir para afastar a mulher a ser candidata e colocar seu nome para ser avaliado pela sociedade”, disse.
O vereador considera positiva a “mescla de gêneros para fortalecimento da política em sua essência”. Na audiência, serão debatidas ferramentas para auxiliar no empoderamento e encorajamento da mulher na política.
O debate sobre as cotas partidárias, que também será abordado na audiência, surge em momento importante, em que nacionalmente ocorreram denúncias de irregularidades com o uso de candidatas laranjas. “Isso não pode acontecer. Por isso, respeito e paridade entre homens e mulheres precisa ser trabalhado. Por conta desse fato, não podemos recuar. Pelo contrário, temos que avançar para quebrar barreiras, tipos de discriminação e preconceito para que as próprias mulheres se sintam empoderadas”, reforçou.
Serviço
A Audiência será realizada no dia 18 de março, a partir das 9h, no Plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis, localizada na avenida Ricardo Brandão, 1600, bairro Jatiúka Park.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025

Ex-vereador volta a responder ação sobre esquema que resultou na cassação de Bernal

TSE mantém "Tio Trutis" e esposa condenados por desvio de R$ 776 mil do fundo de campanha


“É preciso abrir espaço nessa discussão”, disse o presidente da Casa de Leis, João Rocha (Reprodução/Assessoria)



