A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou o Projeto de Lei 12.124/25, que institui o Programa Grupo de Voluntários de Busca e Salvamento (GVBS). A iniciativa permite que cidadãos e grupos organizados atuem de forma voluntária, não remunerada e complementar em ações de busca, salvamento, prevenção e apoio humanitário em situações de risco, desastre ou calamidade pública, bem como em áreas remotas e de difícil acesso.
O programa prevê que os voluntários atuem de forma coordenada com a Defesa Civil Municipal e demais órgãos públicos competentes, oferecendo suporte legal e estrutura de integração. Segundo o texto do projeto, o GVBS representa “um novo modelo de voluntariado: organizado, reconhecido e movido pelo amor ao próximo”.
O capitão Carlos Alberto Ladislau, chefe do Departamento de Ensino e Capacitação da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, destacou o impacto da medida em todo o Mato Grosso do Sul.
“Esse projeto vem agregar grandes valores para que possamos ter uma resposta imediata em situações calamitosas. Campo Grande e Mato Grosso do Sul ganham muito com essa iniciativa, que é única dentro da Federação. Nós agradecemos a oportunidade de participar e somar, para que possamos responder com agilidade às situações que acontecem no nosso Estado”, afirmou o capitão.
O GVBS está alinhado à Lei Federal nº 12.608/2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e incentiva a participação da sociedade civil em ações de prevenção e mitigação de desastres. O objetivo é que os voluntários possam colaborar em eventos críticos, como enchentes, incêndios, deslizamentos e desaparecimentos.
Com a aprovação do projeto, grupos como os Legendários poderão atuar de forma oficial, credenciada e integrada à Defesa Civil, fortalecendo a capacidade de resposta em situações de emergência e consolidando Campo Grande como referência nacional em voluntariado organizado e reconhecido. A proposta é de autoria do vereador Herculano Borges (Republicanos).
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira

Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel


Grupo Legendários na Camara CG - (Foto: Izaias Medeiros)



