Uma reconsideração do juiz Ariovaldo Nantes Corrêa da 36ª Zona Eleitoral de Campo Grande permitiu o deferimento da candidatura da chapa majoritária do Partido Democracia Cristã (DC) para a Prefeitura.
Anteriormente Ariovaldo atendeu ao pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) que pedia a impugnação devido a irregularidades na prestação de contas por parte do vice de Ubirajara Martins na chapa, João Faria. O juiz fundamentou sua decisão no artigo 91 do Código Eleitoral, que estabelece que "o indeferimento de um membro da chapa resulta no indeferimento da chapa inteira, por ser uma unidade indivisível".
Em nota, o partido informou que o documento que faltava havia sido enviado na última sexta-feira (6), e que aguardavam uma liberação para decidir o destino da chapa que poderia até substituir o vice pelo presidente municipal da sigla, o radialista Fernando Moraes.
No entanto, o juiz deferiu o registro de João Faria ao cargo de vice, em decisão assinada na tarde de terça-feira (10), tirando o risco de Ubirajara Martins e do partido perderem a candidatura.
Decisão leva em conta entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que prevê que no processo de registro de candidatos,"não tendo o juiz aberto prazo para o suprimento de defeito da instrução do pedido, pode o documento, cuja falta houver motivado o indeferimento, ser juntado com o recurso ordinário" e, na hipótese onde o prazo é aberto, o referido tribunal entende que "é admissível a juntada de documentos enquanto não exaurida a fase ordinária do processo de registro de candidatura, ainda que tal providência
tenha sido anteriormente oportunizada" [...] o
Assim autorizando que a correção da irregularidade que levou ao indeferimento do pedido de candidatura fosse reavaliada.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Lula antecipa 13º para aposentados e pensionistas do INSS

Capital recebe mais de R$ 20 milhões do FNDE para concluir obras de Emeis e escola

Deputados aprovam criação do dia em reconhecimento ao Sistema S

Câmara promove audiência pública sobre situação da BR-163, em MS

Lula informa senadores sobre desejo de reeleição em 2026

Câmara aprova Lei da Reciprocidade Comercial e texto vai à sanção

Coronel David e vereadores cobram aumento de efetivo policial em Aparecida do Taboado

Juiz condena ex-vereadores e empresários por 'esquemão' que cassou Bernal

Deputados avaliam projeto que cria o 'Dia S' das federações de comércio em MS
