Detendo 52% do eleitorado em Mato Grosso do Sul, as mulheres ainda não estão em pé de igualdade em números, quando se trata de representação política.
Foram registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), nestas eleições municipais de 2024, um total de 7.320 registros de candidaturas em Mato Grosso do Sul, 4.719 são de homens, o que representa 64,47% dos postulantes, os outros 35,53% são constituídos por 2.601 mil mulheres.
Para o cargo de prefeita, são 39 candidatas, número que não abrange o total de municípios do estado. Para a vaga de vice, a Justiça Eleitoral registra 73 nomes, e outras 2.489 estão na corrida por uma vaga no Legislativo.
Campo Grande segue no mesmo caminho e para o principal cargo da cidade, são 3 mulheres contra 5 homens candidatos e 165 na disputa da Câmara frente 321 homens.
Atualmente a Câmara Municipal de Campo Grande é ocupada por 28 homens e uma mulher, Luiza Ribeiro (PT). Contando os vices, as candidaturas femininas na Capital somam 172 e masculinas 330, que representam 65% do total.
Em 2020, a Emenda Constitucional (EC) nº 97/2017 estabeleceu cota de 30% para mulheres nas eleições proporcionais a serem cumpridas por cada partido para garantir uma participação mínima.
O estímulo à participação feminina por meio da chamada cota de gênero está previsto no artigo 10, parágrafo 3º, da Lei das Eleições, definindo que cada partido ou coligação preencha o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo para o Legislativo municipal, estadual ou federal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

TRE-MS aceita recurso e Sargento Betânia não precisa devolver R$ 30 mil

INSS suspende Crefisa após denúncias de coação e venda casada a aposentados

Alvo da PF, pastor Silas chama Alexandre de Moraes de "criminoso"

Senado irá investigar crimes contra menores pela nova CPI da Adultização

MP exige plano de acolhimento familiar para crianças e adolescentes em Água Clara

Deputados votam projeto que amplia gratuidade de certidões emitidas pela Junta Comercial

PF indicia Bolsonaro e Eduardo em inquérito sobre sanções dos EUA

Lei Magnitsky: 'Bancos podem ser punidos por se aplicarem sanções dos EUA no Brasil', diz Moraes

EUA aceitam pedido do Brasil de consultas na OMC sobre tarifaço
