Menu
Menu
Busca terça, 03 de fevereiro de 2026
Política

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Decisões do STF e do plenário abrem espaço para Adilson Barroso e Heloísa Helena

13 dezembro 2025 - 13h50Sarah Chaves, com G1 e CNN

Dois suplentes devem assumir cadeiras na Câmara dos Deputados após decisões recentes envolvendo os mandatos de Carla Zambelli (PL-SP) e Glauber Braga (Psol-RJ). Em ambos os casos, decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e do plenário da Câmara alteraram temporária ou definitivamente a composição da Casa, abrindo espaço para a entrada de novos parlamentares.

Suplente de Carla Zambelli

O primeiro caso envolve a deputada Carla Zambelli (PL-SP), que perdeu o mandato por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF. O magistrado anulou a votação da Câmara que havia mantido o mandato da parlamentar, condenada em ações penais, e determinou a perda imediata da cadeira. Moraes também ordenou que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), dê posse ao suplente em até 48 horas. A decisão foi acompanhada pela Primeira Turma do STF, em sessão virtual.

Com a saída de Zambelli, quem deve assumir é Adilson Barroso (PL-SP), primeiro suplente do partido em São Paulo, com pouco mais de 62 mil votos nas eleições. Barroso já exerceu mandato em outras ocasiões durante a atual legislatura e é um nome conhecido nos bastidores da política paulista.

Natural de Minas Gerais, Adilson Barroso construiu sua trajetória política no interior de São Paulo. Foi vereador em Barrinha no fim dos anos 1980 e início dos anos 1990, vice-prefeito da cidade entre 1997 e 2002 e deputado estadual por São Paulo de 2003 a 2010. Também passou pela Câmara Municipal novamente em 2016.

Ele foi um dos fundadores do antigo PEN, que depois se tornou o Patriota, legenda da qual acabou afastado antes de se filiar ao PL, em 2021. Nas redes sociais, Barroso se define como conservador e alinhado ao bolsonarismo. Durante a atual legislatura, ocupou temporariamente uma vaga na Câmara enquanto Guilherme Derrite esteve licenciado para comandar a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

Carla Zambelli foi condenada pelo STF em dois processos, um deles relacionado à invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça e outro por perseguição armada a um eleitor às vésperas das eleições de 2022. Ela está presa na Itália, para onde fugiu em junho, e aguarda análise do pedido de extradição feito pelo governo brasileiro.

Suplente de Glauber Braga

Já no caso do deputado Glauber Braga (Psol-RJ), a Câmara decidiu não cassar o mandato, mas aplicou uma suspensão de seis meses. O parlamentar respondia a processo por quebra de decoro após se envolver em uma briga com um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) dentro do Congresso Nacional. Com a suspensão, a cadeira passa a ser ocupada temporariamente pela suplente Heloísa Helena (Rede-RJ).

Heloísa Helena é um nome de destaque na política nacional. Enfermeira e professora, ganhou projeção como senadora pelo PT entre 1999 e 2003, período em que se tornou uma das vozes mais críticas do partido. Acabou expulsa da sigla após se posicionar contra a reforma da Previdência do primeiro governo Lula.

Em 2004, foi uma das fundadoras do Psol e tornou-se a primeira presidente nacional do partido. Dois anos depois, disputou a Presidência da República, ficando em terceiro lugar, com 6,85% dos votos. Posteriormente, deixou o Psol e se filiou à Rede Sustentabilidade.

Nas eleições de 2022, concorreu a deputada federal pelo Rio de Janeiro e ficou como primeira suplente da federação Psol/Rede, com pouco mais de 38 mil votos. Em 2024, tentou uma vaga na Câmara Municipal do Rio, mas também não se elegeu.

Com a suspensão de Glauber Braga, Heloísa retorna ao Congresso, agora como deputada federal. Nas redes sociais, ela saiu em defesa do titular do mandato, chamando-o de “guerreiro” e criticando a tentativa de cassação.

Reportar Erro
UNIMED

Deixe seu Comentário

Leia Também

Líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias
Política
Governo deve enviar projeto para acabar com escala 6x1, diz líder
Guilherme Boulos e Lula -
Política
Guilherme Boulos vem a Campo Grande na próxima quinta-feira
Homem é preso por violência doméstica e ameaça bebê de 6 meses em Campo Grande
Política
Homem é preso por violência doméstica e ameaça bebê de 6 meses em Campo Grande
Vereadores se reuniram para definir a audiência
Política
Votação sobre alta da taxa do lixo é adiada e audiência pública é marcada na Capital
Governador Eduardo Riedel (PP) na ALEMS - Foto: Sarah Chaves
Política
Riedel diz que ano eleitoral traz desafios, mas garante foco em projetos para MS
Epaminondas Vicente Neto, o Papy -
Política
Derrubada de veto sobre aumento do IPTU pode parar na Justiça, diz Papy
Sede do Legislativo - Foto: Deodápolis News / Reprodução
Política
Câmara de Deodápolis responde promotor e nega irregularidades em pagamentos de diárias
Soraya Thronicke, senadora
Política
Soraya reforça atuação transversal com apoio governista, mas descarta ida ao PT
Ex-governador Reinaldo Azambuja (PL))
Política
Reinaldo Azambuja vai à Brasília para discutir chapas do PL nesta quarta-feira
A assinatura aconteceu nesta segunda-feira
Política
Lula assina e envia acordo comercial Mercosul-UE ao Congresso

Mais Lidas

Rariel tinha 26 anos
Trânsito
Motociclista morre ao bater em poste de energia elétrica em Campo Grande
Lucas estava desaparecido desde o dia 24
Polícia
Jovem desaparecido no Nova Lima é encontrado morto em área de mata
Bombeiros e Samu chegaram a ser acionados
Polícia
Jovem é assassinado a tiros após brigar com dono de conveniência no Lageado
Polícia Científica esteve no local do homicídio | Imagem ilustrativa
Polícia
Homem é assassinado a tiros na frente de condomínio e suspeito foge em Gol em MS