A reunião desta quinta-feira (18) da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS teve como destaque a aprovação em bloco de 174 requerimentos e a mudança nas regras para a convocação de autoridades. A partir de agora, ministros não serão mais convocados, mas apenas convidados para comparecer.
Enquanto a convocação implica uma obrigação legal de presença, com possíveis sanções em caso de não comparecimento, o convite não traz essa imposição.
Carlos Viana (Podemos-MG), presidente da CPMI, explicou que a decisão foi tomada para criar um ambiente mais equilibrado nas interações com as autoridades. "Na última reunião, chegamos a um entendimento com as lideranças da oposição e do governo para que ministros e ex-ministros sejam chamados como convidados, e não como convocados. Portanto, tanto o advogado-geral da União, Jorge Messias, quanto o ex-ministro Bruno Bianco, além do ministro da CGU, Vinicius Marques de Carvalho, e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, serão convidados", afirmou o senador.
Requerimentos Aprovados
Entre os requerimentos aprovados, um dos mais relevantes foi o de número 1.535, do senador Jorge Seif (PL-SC), que solicita ao ministro do STF, André Mendonça, que forneça dados sobre parlamentares envolvidos em investigações da Operação Sem Desconto. Essa operação, conduzida pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU), investiga fraudes no sistema de descontos no INSS.
Outro requerimento aprovado foi o 1.775, da senadora Eliziane Gama (PSD-MA), que pede à Polícia Civil do Distrito Federal cópias de inquéritos sobre supostos descontos irregulares no INSS, com a possível participação da empresa Premier Recursos Humanos e da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer).
Além disso, o deputado Alfredo Gaspar (União-AL) teve seu requerimento 1.819 aprovado, solicitando a alocação de um novo agente da Polícia Federal com experiência em investigações complexas, para dar suporte aos trabalhos da comissão até seu encerramento.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Cidadania-MS realiza congresso, debate federação com o PSB e define nova direção

VÍDEO - 'Você vai morrer': Deputada do PT recebe ameaças de morte em Dourados

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026


Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS (Geraldo Magela/Agência Senado )



