O deputado federal Marcos Pollon (PL), representante de Mato Grosso do Sul, apresentou o Projeto de Lei n.5646/2023 na Câmara dos Deputados, propondo alterações no calendário de feriados nacionais e religiosos no Brasil.
Conforme o texto do projeto, a proposta visa transferir a comemoração dos feriados para o primeiro domingo subsequente à data original, extinguindo os pontos facultativos.
Em caso de feriados que não incidam em domingo, o expediente de trabalho será normal nas repartições públicas, e à iniciativa privada caberá determinar se haverá expediente em seus estabelecimentos.
Em sua justificativa, o parlamentar, busca por mitigar os prejuízos econômicos causados pela paralisação do trabalho nos feriados e pontos facultativos. Segundo Pollon, "A motivação principal por trás dessa proposta reside na busca por mitigar os prejuízos econômicos causados pela paralisação do trabalho nos feriados e pontos facultativos", destaca um trecho.
Segundo ele, "a paralisação das atividades econômicas em feriados e pontos facultativos resulta em considerável prejuízo para diversos setores produtivos. Empresas deixam de operar, o comércio fecha suas portas, e a produção é interrompida, gerando impactos diretos no produto interno bruto (PIB) e na geração de empregos." pontuou.
Ainda na justificativa, o deputado destaca "Ao concentrar as comemorações em domingos, facilita-se a participação da população em eventos e celebrações, contribuindo para a coesão social e a promoção do lazer. A medida proposta respeita o caráter festivo dos feriados, ao mesmo tempo em que busca otimizar o funcionamento da economia".
O Projeto de Lei segue em tramitação na Câmara dos Deputados.
JD1 No Celular
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Lula nomeia Jaceguara Dantas para o CNJ a partir de 1° de fevereiro de 2026

Cidadania-MS realiza congresso, debate federação com o PSB e define nova direção

VÍDEO - 'Você vai morrer': Deputada do PT recebe ameaças de morte em Dourados

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares


O deputado Marcos Pollon (PL-MS), ativista pró-armas ( Foto: Agência Câmara)



