O deputado federal Marcos Pollon (PL), representante de Mato Grosso do Sul, apresentou o Projeto de Lei n.5646/2023 na Câmara dos Deputados, propondo alterações no calendário de feriados nacionais e religiosos no Brasil.
Conforme o texto do projeto, a proposta visa transferir a comemoração dos feriados para o primeiro domingo subsequente à data original, extinguindo os pontos facultativos.
Em caso de feriados que não incidam em domingo, o expediente de trabalho será normal nas repartições públicas, e à iniciativa privada caberá determinar se haverá expediente em seus estabelecimentos.
Em sua justificativa, o parlamentar, busca por mitigar os prejuízos econômicos causados pela paralisação do trabalho nos feriados e pontos facultativos. Segundo Pollon, "A motivação principal por trás dessa proposta reside na busca por mitigar os prejuízos econômicos causados pela paralisação do trabalho nos feriados e pontos facultativos", destaca um trecho.
Segundo ele, "a paralisação das atividades econômicas em feriados e pontos facultativos resulta em considerável prejuízo para diversos setores produtivos. Empresas deixam de operar, o comércio fecha suas portas, e a produção é interrompida, gerando impactos diretos no produto interno bruto (PIB) e na geração de empregos." pontuou.
Ainda na justificativa, o deputado destaca "Ao concentrar as comemorações em domingos, facilita-se a participação da população em eventos e celebrações, contribuindo para a coesão social e a promoção do lazer. A medida proposta respeita o caráter festivo dos feriados, ao mesmo tempo em que busca otimizar o funcionamento da economia".
O Projeto de Lei segue em tramitação na Câmara dos Deputados.
JD1 No Celular
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

VÍDEO - 'Você vai morrer': Deputada do PT recebe ameaças de morte em Dourados

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência


O deputado Marcos Pollon (PL-MS), ativista pró-armas ( Foto: Agência Câmara)



