Durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), nesta quarta-feira (13), o deputado estadual Pedro Kemp (PT) repudiou o caso de racismo praticado por um pai de um aluno contra uma menina negra, de apenas 4 anos, no início desta semana em Campo Grande.
“Não podemos deixar de cobrar das autoridades policiais e do Ministério Público Estadual providências contra esses atos de racismo. Precisamos também adotar medidas que passam coibir esses tipos de comportamentos deploráveis, que, infelizmente, acontecem em nosso país”, destacou o deputado.
O caso de racismo ocorreu na última segunda-feira (11), na dentro da Escola Municipal Professora Iracema de Souza Mendonça, quando um homem empurrou uma criança, negra e de apenas 4 anos, após avistar ela dando um abraço em seu filho.
A deputada Gleice Jane (PT) apresentou um requerimento ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, solicitando que haja uma apuração rigorosa e imediata dos fatos, inclusive com encaminhamentos para abordagem psicossocial de todos os envolvidos.
“São condutas reprováveis e possivelmente criminosas. É necessária uma investigação aprofundada e imparcial para apurar os fatos, assegurando que todas as circunstâncias sejam esclarecidas e que a justiça seja feita”, afirmou a deputada.
O deputado Caravina (PSDB) também repudiou os atos de discriminação racial contra a criança, e seu colega Professor Rinaldo Modesto (PSDB) apontou para o projeto que tramita na Casa de Leis sul-mato-grossense, que institui a Política Estadual de Combate ao Racismo nos Estádios e Arenas Desportivas do Estado e cria o Protocolo de Combate ao Racismo.
Relembre o caso
Na manhã da segunda-feira, o pai de um aluno da Escola Municipal Professora Iracema de Souza Mendonça se irritou ao ver o filho sendo abraçado por uma aluna negra, e alegando “fobia” de abraços do filho, e invadiu o pátio da escola e empurrou a menina.
Após a situação, o caso foi registrado na polícia e investigado, porém, a Polícia Civil afirmou não ter “qualquer indício de racismo” nos fatos.
O homem, eleitor fervoroso do ex-presidente Jair Bolsonaro, fez publicações de teor racista em suas redes sociais durante o período eleitoral de 2018. Em uma foto, o indivíduo mostra dois cartazes, ambos com a escrita “morte a negrada”, com um deles contendo uma suástica logo abaixo da frase, enquanto o outro contem a imagem de um revólver.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Em Brasília, Riedel discute obras federais e garante "consolidar infraestrutura" de MS

Projeto de lei propõe uso de multas de trânsito para ampliar CNH MS Social

Lula assume presidência do Mercosul

Câmara de Campo Grande aprova LDO 2026 com 275 emendas para saúde, educação e obras

Cotado para o Governo, Fábio Trad deixa o PSD, "para ter mais liberdade"

Vereadores votam LDO com as prioridades para os recursos da Capital em 2026

Maioria dos deputados federais avalia negativamente relação entre Lula e Congresso, diz pesquisa

TCE condena ex-prefeito de Coronel Sapucaia por falta de transparência

PL prevê doação a fundos sociais por empresas com benefícios fiscais em MS
