Os deputados estaduais Pedro Kemp (PT), vice-líder do partido na Assembleia Legislativa e o primeiro secretário da Casa, Zé Teixeira (DEM) usaram a tribuna, durante a sessão solene desta quinta-feira (8), para criticar posicionamento do vereador André Salineiro (PSDB), em Campo Grande. O caso ocorreu após Salineiro dizer “tem que descer o cacete mesmo”, a respeito do protesto realizado por um grupo de índios na BR- 163 entre as cidades de Campo Grande e Jaraguari.
“Foi um comentário desastroso e infeliz. Quando ele diz ‘vai ter que apanhar’ em relação aos indígenas não está respeitando o direito de manifestação garantido pela Constituição Federal”, disse Kemp.
O petista ainda explicou os motivos do bloqueio da estrada na Casa de Leis. “Os indígenas estavam apenas reivindicando melhores condições no atendimento à saúde nas aldeias. O vereador, antes de falar algo tão contundente, deveria conhecer a realidade dos índios. Esse tipo de discurso deve ser repudiado veementemente. Se esta atitude que incita a violência resolvesse o problema, a Síria seria o céu”, declarou.
Zé Teixeira também comentou o assunto. “A fala do vereador foi infeliz e aumenta a desunião que já existe entre os indígenas e a classe produtora. Também acredito que toda a violência é uma reação e os índios não fazem seus movimentos de forma exclusiva. Eles têm o direito de reivindicar, mas não de impedir o direito das pessoas de ir e vir, nem fazer destruição do patrimônio público. Os indígenas precisam mesmo é de uma atenção especial dos governantes, pois vivem em um estado de penúria. Não concordo com agressão, mas também não concordo com a baderna”, afirmou.
Kemp reiterou a fala comentando sobre o direito às manifestações. “De um lado há o direito de manifestação, de outro o de ir e vir, o que sempre acontece nestas ocasiões é a polícia ir até o local para negociar com os manifestantes, como aconteceu neste caso, para liberar a rodovia. Todo direito tem que ser preservado dos dois lados, não podemos ter dois pesos e duas medidas no regime democrático”, concluiu.
Ao final de sua fala na tribuna, o deputado estadual Pedro Kemp relatou que o vereador André Salineiro havia feito um pedido de desculpas na Câmara Municipal de Campo Grande nesta manhã de hoje.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira


O petista ainda explicou os motivos do bloqueio da estrada na Casa de Leis (Victor Chileno/ALMS)



