Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul usaram a tribuna da Assembleia Legislativa para se manifestaram a respeito do conflito entre os índios da etnia guarani-kaiowá e fazendeiros que vem acontecendo na fazenda Santa Maria, em Caarapó. Parlamentares se pronunciaram nesta terça-feira (28).
“Não quero entrar no mérito da questão, de quem está certo ou errado, o que quero enfatizar aqui é quando temos crianças, idosos e pessoas vulneráveis, não cabe qualquer ato de truculência”, afirmou o deputado Pedro Kemp (PT).
O petista ainda disse que os indígenas e produtores precisam ter os devidos direitos assegurados e que, em se tratando de decisão judicial, a desocupação da área deveria ter sido feita de forma negociada.
“O que chegou até nós é que houve uma verdadeira operação de guerra, com helicóptero, bombas de gás lacrimogêneo, enfim, é desnecessário. O governo precisa cumprir o seu papel de intermediar as soluções e resolver conflitos de forma pacífica”, destacou Kemp.
Para os deputados Barbosinha (DEM), Zé Teixeira (DEM) e Cabo Almi (PT), nada justifica possíveis agressões, contudo, cabe às forças policiais restabelecerem a ordem. “O que não podemos é permitir o estado de caos”, disse Barbosinha.
“Quando há agressão, a Justiça do estado precisa intervir e cumprir a lei”, afirmou o parlamentar Zé Teixeira. “Se não houver resistência, não tem porque ter truculência”, analisou Almi.
Conforme os deputados, Professor Rinaldo (PSDB) e Mara Caseiro (PSDB), os índios e produtores são igualmente vítimas. “De um lado, temos aqueles que adquiriram as terras de boa fé e, do outro, os indígenas. É um impasse histórico que precisa ter fim”, disse Rinaldo.
“Se houve uma decisão judicial, deve ser cumprida, mas truculência, jamais. Índios e produtores são vítimas de todo um sistema”, complementou Mara.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira


O deputado Pedro Kemp disse que os indígenas e produtores precisam ter os devidos direitos assegurados (Victor Chileno/ ALMS)



