Menu
Menu
Busca sexta, 13 de junho de 2025
GOV UEMS PantanalTech - Jun25
Política

Deputados se manifestam sobre conflito entre fazendeiros e indígenas

Os parlamentares usaram a tribuna da Assembleia Legislativa para comentar sobre a situação

28 agosto 2018 - 16h19Da redação com informações da Assembleia Legislativa MS

Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul usaram a tribuna da Assembleia Legislativa para se manifestaram a respeito do conflito entre os índios da etnia guarani-kaiowá e fazendeiros que vem acontecendo na fazenda Santa Maria, em Caarapó. Parlamentares se pronunciaram nesta terça-feira (28). 

 “Não quero entrar no mérito da questão, de quem está certo ou errado, o que quero enfatizar aqui é quando temos crianças, idosos e pessoas vulneráveis, não cabe qualquer ato de truculência”, afirmou o deputado Pedro Kemp (PT).

O petista ainda disse que os indígenas e produtores precisam ter os devidos direitos assegurados e que, em se tratando de decisão judicial, a desocupação da área deveria ter sido feita de forma negociada.

 “O que chegou até nós é que houve uma verdadeira operação de guerra, com helicóptero, bombas de gás lacrimogêneo, enfim, é desnecessário. O governo precisa cumprir o seu papel de intermediar as soluções e resolver conflitos de forma pacífica”, destacou Kemp.

Para os deputados Barbosinha (DEM), Zé Teixeira (DEM) e Cabo Almi (PT), nada justifica possíveis agressões, contudo, cabe às forças policiais restabelecerem a ordem. “O que não podemos é permitir o estado de caos”, disse Barbosinha.

 “Quando há agressão, a Justiça do estado precisa intervir e cumprir a lei”, afirmou o parlamentar Zé Teixeira. “Se não houver resistência, não tem porque ter truculência”, analisou Almi.

Conforme os deputados, Professor Rinaldo (PSDB) e Mara Caseiro (PSDB), os índios e produtores são igualmente vítimas.  “De um lado, temos aqueles que adquiriram as terras de boa fé e, do outro, os indígenas. É um impasse histórico que precisa ter fim”, disse Rinaldo.

 “Se houve uma decisão judicial, deve ser cumprida, mas truculência, jamais. Índios e produtores são vítimas de todo um sistema”, complementou Mara.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Senado aprova projeto que torna homicídio em escola crime hediondo
Política
Senado aprova projeto que torna homicídio em escola crime hediondo
Foto: Karime Xavier/Folhapress
Política
Deputados votam PL que muda a responsabilidade da isenção de ICMS a templos religiosos
Presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro
Política
Deputado solicita reforma integral da escola Hércules Maymone, na Capital
Parceria foca em capacitação, produção de conhecimento e fortalecimento da participação da população no Poder Legislativo
Política
Instituto de Direito e Escolas do Legislativo firmam parcerias para ampliar capacitações
Vereador Otávio Trad, presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento
Política
Com foco na Saúde e Infraestrutura, vereadores apresentam 317 emendas à LDO 2026
Foto: Ricardo Maia/Ascom
Política
Bandeirantes tem candidaturas do MDB, DC e PSD para eleição suplementar
Projeto é de autoria do deputado estadual João Henrique Catan (PL)
Política
CCJR vota pelo arquivamento de projeto para alfabetização digital de idosos em MS
Partidos pedem revisão de decisão do TRE-MS favorável a Adriane Lopes
Política
Partidos pedem revisão de decisão do TRE-MS favorável a Adriane Lopes
Lula discursou no evento
Política
Lula critica redução de apoio ao desenvolvimento de países mais pobres
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) durante sessão na Câmara
Justiça
Moraes determina prisão definitiva de Carla Zambelli

Mais Lidas

Indivíduos foram presos pela DHPP
Polícia
Assassinos de Moraci são presos quatro meses após execução nas Moreninhas
Pai mata vizinho após ver solicitação de amizade nas redes sociais da filha de 17 anos
Polícia
Pai mata vizinho após ver solicitação de amizade nas redes sociais da filha de 17 anos
"Neguito" vai a júri por matar ex-funcionário com 14 tiros em Campo Grande
Justiça
"Neguito" vai a júri por matar ex-funcionário com 14 tiros em Campo Grande
Grávida que morreu durante crise de epilepsia em Campo Grande tinha 19 anos
Polícia
Grávida que morreu durante crise de epilepsia em Campo Grande tinha 19 anos