A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza nesta quinta-feira (11) sessão ordinária para apreciar doze propostas, com destaque para a votação da redação final do Projeto de Lei 257/2025, que trata do Orçamento Geral do Estado para 2026.
A matéria, encaminhada pelo Poder Executivo, estima receita e fixa despesa em R$ 27,19 bilhões, consolidando as diretrizes orçamentárias e definindo os limites para investimentos e custeio da administração estadual no próximo exercício.
O texto prevê ainda reserva de contingência mínima de 0,5% da receita corrente líquida, autoriza a abertura de créditos suplementares de até 25% do total da despesa e mantém os limites de gastos dos Poderes, reforçando o equilíbrio das contas públicas. Também incorpora o Plano de Contratações Anual (PCA) e garante R$ 84 milhões para emendas parlamentares de execução obrigatória. Segundo o Executivo, a manutenção da menor alíquota modal de ICMS do país e o ajuste contínuo dos gastos buscam assegurar a sustentabilidade fiscal e preservar o nível de investimentos do Estado.
Além do orçamento, a pauta inclui outros cinco projetos do Executivo em segunda discussão. Entre eles, o PL 255/2025, que altera dispositivos da Lei nº 4.894/2016, e o PL 309/2025, que cria o Fundo Rotativo Penitenciário vinculado à Sejusp e gerido pela Agepen/MS.
O PL 310/2025 reorganiza a Política Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (PEPSA) e o Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (PESA).
Já o PL 311/2025 autoriza a transformação da MS-Mineral em sociedade de economia mista denominada MS Ativos Ambientais S.A.. Completa o bloco o PL 314/2025, que permite a adesão ao PROPAG para renegociação das dívidas estaduais.
Em primeira discussão serão apreciadas seis propostas. Do Executivo a PEC 2/2025, que altera dispositivos do Ato das Disposições Constitucionais Gerais e Transitórias; PLCs 10/2025 e 11/2025, que tratam dos efetivos do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar; PLC 12/2025, que institui a Microrregião de Saneamento Básico do Estado e sua estrutura de governança.
Ainda duas matérias do Tribunal de Contas, o PL 316/2025, que modifica o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do órgão e o PL 320/2025, que atualiza dispositivos do REFIC-II.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Guilherme Boulos vem a Campo Grande na próxima quinta-feira

Homem é preso por violência doméstica e ameaça bebê de 6 meses em Campo Grande

Votação sobre alta da taxa do lixo é adiada e audiência pública é marcada na Capital

Riedel diz que ano eleitoral traz desafios, mas garante foco em projetos para MS

Derrubada de veto sobre aumento do IPTU pode parar na Justiça, diz Papy

Câmara de Deodápolis responde promotor e nega irregularidades em pagamentos de diárias

Soraya reforça atuação transversal com apoio governista, mas descarta ida ao PT

Reinaldo Azambuja vai à Brasília para discutir chapas do PL nesta quarta-feira

Lula assina e envia acordo comercial Mercosul-UE ao Congresso

Plenário Alems (Wagner Guimarães)



