Três secretários do governo de Mato Grosso do Sul devem deixar suas funções em algumas semanas para se dedicarem a possíveis candidaturas nas eleições de 2026 e atender pressão para a troca de secretariado. O titular da Casa Civil, Eduardo Rocha (MDB), Jaime Verruck (PP), da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), e Marcelo Miranda, da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc).
Apesar de a saída poder ocorrer até abril de 2026, seis meses antes da eleição, a demanda no governo estadual é para que a questão seja resolvida ainda até o final deste mês de outubro, o que pode não ser cumprido, mas deve ser feito o mais rápido possível. Isso porque o objetivo é garantir que a nova equipe de secretários possa ficar até o fim do mandato, sem contratempos.
A saída dos titulares ainda será definida em comum acordo com o governador Eduardo Riedel (PP). "Ainda não me reuni com o governador para a gente combinar a saída. Acho que ele vai combinar com todos que queiram ser candidatos de sair de uma vez só, mas não tratamos ainda de datas", declarou o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, ao JD1.
Com a possível desincompatibilização, começam a circular nomes cotados para ocupar os cargos vagos. Para a Casa Civil, são 'ventilados' o vice-governador Barbosinha (PSD), o empresário Cláudio Mendonça, diretor-presidente do Sebrae-MS, e o ex-presidente da Sanesul e atual adjunto desde janeiro, Walter Carneiro Junior.
Para a reportagem, Walter Carneiro preferiu não comentar o assunto. As definições devem ocorrer nos próximos dias, conforme avançam as articulações políticas dentro do grupo aliado ao governo.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira

Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

STJ confirma condenação de ex-vereador da Capital por esquema de funcionários fantasmas


Governador, Riedel, ao lado do vice Barbosinha e secretário Eduardo Rocha (Foto: Saul Schramm)



