Menu
Menu
Busca quinta, 16 de janeiro de 2025
Senar Curs Tecnico - Jan24
Política

Em 100 dias de governo, Reinaldo administra com austeridade

O governador Reinaldo Azambuja, que cumpre o segundo mandato, administra com medidas de economia

10 abril 2019 - 08h15Da redação    atualizado em 10/04/2019 às 08h31

O governador Reinaldo Azambuja reafirmou compromissos de investir cada vez mais em saúde, educação e segurança e em projetos estruturantes para manter o desenvolvimento regional e a geração de empregos e renda. Conforme o governador, no primeiro mandato, profundas reformas administrativas e fiscais implementadas, agora, permitem promover políticas públicas para melhorar a vida das pessoas.

“Estamos dando continuidade ao nosso plano de governo, depois de quatro anos de muitas dificuldades e, ao mesmo tempo, persistência e seriedade na condução de um estado que conseguiu superar a crise crônica que o país atravessa”, disse o governador. Segundo ele, foi preciso tomar medidas amargas e impopulares em 2015 para garantir os investimentos, avançar nas questões sociais, fortalecer o sistema produtivo e pagar em dia os servidores.

Já os 100 dias de segundo mandato foram marcados por novas medidas de austeridade – corte de gastos por meio da redução de cargos e revisão de contratos –, para fazer frente à crise e garantir o cumprimento de metas discutidas com a população durante a campanha à reeleição. “Esse resultado financeiro está sendo transformado em políticas públicas para qualificação os serviços públicos essenciais, como a saúde e a segurança”, disse Reinaldo.

Para que essas ações domésticas mantenham os investimentos e o nível de crescimento de Mato Grosso do Sul, que alcançou o maior índice de desenvolvimento do país nos últimos anos, o governador defende e quer pressa na efetivação das reformas estruturantes propostas pelo governo federal – previdência, pacto federativo e tributária. “O dever de casa já fizemos, agora é esperar pelas reformas que vão destravar o desenvolvimento do país”, sustenta.

Reinaldo Azambuja priorizou em seu segundo mandato a conclusão da regionalização da saúde, fortalecimento das estruturas de segurança, o crescimento do aprendizado medido pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e atração de investimentos para gerar emprego.

Em março, o governo afirmou priorizar a eficiência e qualidade do gasto, com a reinstituição da jornada de 40 horas semanais – 8 horas diárias em toda a administração pública. A medida objetiva também cumprir rigorosamente a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), reduzindo gastos com pessoal, que chegou a R$ 6,2 bilhões em 2018 - 57,98% da receita líquida, acima do limite prudencial.

O Governo do Estado pretende investir nos 79  municípios,  e concluir todas as obras em execução e em processo de licitação, incluindo os hospitais regionais de Três Lagoas e Dourados. 

Políticas de preservação dos recursos pesqueiros também foram efetuadas com o decreto sobre a cota zero para a pesca esportiva,  para garantir o repovoamento dos rios do estado. A partir de 2020, a captura e o transporte de peixes estão proibidos, um ganho para a natureza e para o turismo.

Ainda na área ambiental, outro decreto de repercussão nacional foi sancionado em março para proteger os rios Formoso e da Prata, em Bonito e Jardim, com o avanço da agricultura na região. O decreto estabelece ações de manejo e conservação do solo e maior rigor no controle das atividades econômicas no entorno dos mananciais.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Imagem Ilustrativa
Política
Projeto quer 30% de renumeração do preso para reparação a vítima
Ex-presidente Jair Bolsonaro
Política
PGR é contra liberação do passaporte de Bolsonaro para viagem aos EUA
Prefeita Adriane Lopes
Política
Adriane vai à Justiça para barrar aumento do próprio salário
Governador Eduardo Riedel entregando as chaves dos veículos
Política
Riedel entrega 23 caminhonetes para Iagro fortalecer a fiscalização rural em MS
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Política
Deputado diz que Lula cometeu prevaricação ao revogar regras de fiscalização do Pix
Senador Nelsinho Trad
Política
Nelsinho anuncia liberação de recursos para cinco municípios
Deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG)
Política
Vídeo de Nikolas Ferreira sobre taxação do Pix preocupa governo de Lula
Foto: Antônio Cruz/AB
Política
Valor de emendas parlamentares para MS cresceu 18% em 2024
Tiago Vargas
Política
Sem mandato na Câmara, ex-vereador integra nova secretaria na Capital
Exame de covid
Saúde
MS registra primeira morte por COVID-19 em 2025

Mais Lidas

Homem de 54 anos preso em flagrante suspeito de estuprar um adolescente em Blumenau
Polícia
Adolescente de 14 anos é estuprado em banheiro de supermercado
Criança de 4 anos é esfaqueada até a morte pela irmã
Polícia
Criança de 4 anos é esfaqueada até a morte pela irmã
Policial que morreu em delegacia de Campo Grande tinha 51 anos
Polícia
Policial que morreu em delegacia de Campo Grande tinha 51 anos
MS será atingido por bolha de calor que chega ao Brasil nesta semana
Clima
MS será atingido por bolha de calor que chega ao Brasil nesta semana