O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel reforçou, nesta segunda-feira (20), durante a abertura do 3º Congresso de Gestão Pública, a importância da união entre o Estado e os municípios para a criação e implementação de políticas públicas mais eficazes. O evento, promovido pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), segue até quarta-feira (22) e reúne gestores públicos de todo o estado para discutir temas centrais da administração pública, com foco na eficiência da gestão e na valorização das pessoas.
“Oferecer políticas públicas cada vez mais adequadas não se faz sozinho, isso se faz entre município e Estado”, afirmou o governador, destacando que essa relação construída ao longo do tempo é fundamental para enfrentar os desafios do Brasil e do mundo. Segundo Riedel, a cooperação institucional é o caminho para garantir prosperidade e inclusão social.
Ainda em sua fala, o governador apontou que a construção de soluções passa por um esforço conjunto que envolve o Executivo estadual, os municípios, a representação política, o Judiciário, o Ministério Público e instituições de controle.
A terceira edição do congresso traz como tema central a “Eficiência na Gestão Pública e Valorização das Pessoas”. Para Riedel, esse enfoque é acertado e necessário, especialmente diante de mudanças como a reforma tributária, a reforma administrativa e os avanços da inteligência artificial, que também impactam o setor público.
“Por trás disso tudo tem um conjunto muito grande de pessoas que têm que liderar transformações, o foco que ele traz nesse congresso, especificamente, é de alta relevância, é importante, diante de tantas mudanças que nós estamos atravessando no Brasil”, afirmou.
O presidente da Assomasul, Thalles Tomazelli, também destacou a importância da iniciativa, reforçando o caráter municipalista do congresso. “O congresso nasceu num propósito municipalista, de fato, de levar para os municípios, levar para os prefeitos, para secretários, toda a expertise que tem. Tanto na iniciativa pública, como uma troca de experiência, quanto na iniciativa privada também”, afirmou.
Tomazelli ressaltou que o evento vai além da teoria e da troca de experiências, trazendo ações concretas. “Amanhã nós vamos estar aqui assinando contratos de gestão para alguns municípios, o que é um avanço muito significativo. Ou seja, um horizonte, um norte dado, de que as parcerias, quando elas saem de uma forma séria, eficiente, com propósito, o resultado chega na ponta. Chega em Taquiraí, chega em Naviraí, chega em Campo Grande, chega em Dourados, chega no 79º município, e nós temos o Estado do Mato Grosso do Sul, e, consequentemente, as pessoas são valorizadas com essas políticas públicas desenvolvidas pelas parcerias”, pontuou.
O congresso segue até quarta-feira (22), com uma programação voltada à troca de experiências, capacitação e debate de estratégias para melhorar a gestão pública em Mato Grosso do Sul. Neste primeiro dia de evento, participaram diversas autoridades, como os ex-governadores Reinaldo Azambuja e André Puccinelli, deputados federais Camila Jara, Beto Pereira, Geraldo Resende, senador Nelsinho Trad e prefeitos dos municípios de Mato Grosso do Sul.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira

Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel








