O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente norte-americano Donald Trump tiveram, nesta segunda-feira (6), uma conversa por telefone marcada por tom amigável e descontraído, segundo fontes do governo brasileiro.
Apesar do clima amistoso, não houve menções diretas aos nomes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Durante a conversa, Lula afirmou que “não tem inimigos”, ao que Trump respondeu de forma bem-humorada, dizendo que “tem, sim, inimigos”, em referência a seus opositores políticos.
Entre trocas de elogios e promessas de manter o diálogo aberto, o líder norte-americano aproveitou para fazer uma reclamação curiosa: voltou a mencionar o problema técnico com o teleprompter durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU, no último 23 de setembro, episódio que ganhou destaque na imprensa internacional.
A avaliação interna do Planalto é de que o contato representa um sinal diplomático positivo, com perspectiva de cooperação em temas econômicos e estratégicos entre os dois países.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira

Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

STJ confirma condenação de ex-vereador da Capital por esquema de funcionários fantasmas







