O deputado federal Fábio Trad (PSD) esteve, na quarta-feira (22), com o representante argentino da Corte Penal Latinoamericana e do Caribe contra o Crime Transnacional Organizado (Copla), deputado Fernando Iglesias e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, deputado Felipe Francischini (PSL), para debaterem sobre a criação de tribunal contra crimes organizados transnacionais, na Câmara dos deputados.
Com o objetivo do apoio, o deputado Fernando Iglesias, que também representa a Democracia Global - Movimento pela União Sulamericana e Parlamento Mundial, veio da Argentina para o Brasil para a criação de um tribunal da América Latina e Caribe que julgue e processe crimes envolvendo mais de um país realizados em toda a região.
Segundo a Organização das Nações Unidas, o crime organizado transnacional gera “ganhos” estimados de US$ 870 bilhões por ano e inúmeras vítimas no mundo.
O deputado Fábio Trad afirma que o encontro representou uma etapa decisiva para a integração do Brasil ao tribunal. Para ele, a iniciativa é positiva, pois, além do Protocolo de Palermo e à Convenção da ONU, está alinhada aos debates realizados na Casa pelo grupo de trabalho que analisa o pacote anticrime no que se refere ao direito processual penal transnacional.
"Há muitas atividades tipificadas como crime organizado transnacional, como tráfico ilícito de drogas, de armas e de pessoas, contrabando de migrantes, lavagem de dinheiro, falsificação de produtos. E o pior é que inúmeras vidas são perdidas como resultado do crime organizado transnacional, que cresce pela ausência de uma jurisprudência que também atue de forma transnacional", explicou Fábio.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira


Os deputados Fernando Iglesias, Felipe Francischini e Fábio Trad discutiram formas de combater crime organizados (Divulgação)



