O deputado federal Fábio Trad (PSD) esteve, na quarta-feira (22), com o representante argentino da Corte Penal Latinoamericana e do Caribe contra o Crime Transnacional Organizado (Copla), deputado Fernando Iglesias e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, deputado Felipe Francischini (PSL), para debaterem sobre a criação de tribunal contra crimes organizados transnacionais, na Câmara dos deputados.
Com o objetivo do apoio, o deputado Fernando Iglesias, que também representa a Democracia Global - Movimento pela União Sulamericana e Parlamento Mundial, veio da Argentina para o Brasil para a criação de um tribunal da América Latina e Caribe que julgue e processe crimes envolvendo mais de um país realizados em toda a região.
Segundo a Organização das Nações Unidas, o crime organizado transnacional gera “ganhos” estimados de US$ 870 bilhões por ano e inúmeras vítimas no mundo.
O deputado Fábio Trad afirma que o encontro representou uma etapa decisiva para a integração do Brasil ao tribunal. Para ele, a iniciativa é positiva, pois, além do Protocolo de Palermo e à Convenção da ONU, está alinhada aos debates realizados na Casa pelo grupo de trabalho que analisa o pacote anticrime no que se refere ao direito processual penal transnacional.
"Há muitas atividades tipificadas como crime organizado transnacional, como tráfico ilícito de drogas, de armas e de pessoas, contrabando de migrantes, lavagem de dinheiro, falsificação de produtos. E o pior é que inúmeras vidas são perdidas como resultado do crime organizado transnacional, que cresce pela ausência de uma jurisprudência que também atue de forma transnacional", explicou Fábio.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Cotado para o Governo, Fábio Trad deixa o PSD, "para ter mais liberdade"

Vereadores votam LDO com as prioridades para os recursos da Capital em 2026

Maioria dos deputados federais avalia negativamente relação entre Lula e Congresso, diz pesquisa

TCE condena ex-prefeito de Coronel Sapucaia por falta de transparência

PL prevê doação a fundos sociais por empresas com benefícios fiscais em MS

Deputado propõe reforço à lei que proíbe fidelização em contratos de serviços em MS

Câmara derruba veto a projeto que garante recursos para fraldas e medicamentos a família atípicas

Gerson Claro recebe sinalização, "se depender dos deputados ele será nosso senador"

Vereadores analisam veto a projeto que beneficiaria mães atípicas
