Menu
Menu
Busca terça, 10 de março de 2026
Política

Fernando Camargo assume Secretaria de Inovação do Mapa

O sul-mato-grossense foi indicado pela ministra Tereza Cristina e deve iniciar os trabalhos na próxima semana

04 janeiro 2019 - 09h15Da redação    atualizado em 04/01/2019 às 10h39

Fernando Silveira Camargo, ex-diretor-geral do Supremo Tribunal Federal (STF) na gestão do presidente Joaquim Barbosa, foi indicado para comandar a recém criada Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, pertencente a pasta do Ministério da Agricultura de Tereza Cristina.

A ministra apontou o nome e essa semana houve a divulgação. Fernando é auditor fiscal do Tribunal de Contas da União (TCU) e terá de se afastar do cargo para assumir a secretaria.

Cauteloso, Camargo disse ao JD1 Notícias que só dará entrevistas a partir do momento em que for nomeado “Para assumir o cargo no Mapa, eu preciso da liberação da atual função, o que deve ocorrer na próxima semana”, disse.

O futuro secretário é formado em direito e administração pública, especialista em gestão estratégica e finanças. Ele foi secretário de Gestão de Pessoas do Tribunal de Contas da União (TCU). 

A Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação é uma das novas pastas criadas por Tereza Cristina. Será responsável pela articulação e implementação de projetos de inovação voltados para o desenvolvimento rural, em alinhamento com a Embrapa, empresas de pesquisa e institutos de ensino, principalmente para o Nordeste brasileiro. Vai cuidar também dos programas de irrigação, que estava a cargo do Ministério da Integração Nacional e cuja transferência para o Mapa foi altamente demandada pelo setor produtivo, e pelas questões relativas à produção sustentável, como o Plano ABC (Programa de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono).

A Embrapa já está elaborando um plano detalhado com sugestões para um programa de desenvolvimento agropecuário do Nordeste, que deve ser entregue à ministra e ao futuro secretário, pelo presidente da empresa, Sebastião Barbosa, em março. Todas as unidades da região começaram a se reunir ainda em dezembro do ano passado para construção do documento.

(Com informações da Uol)

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

MDB amplia base e recebe 30 novos filiados da juventude
Política
MDB amplia base e recebe 30 novos filiados da juventude
Imagem da urna eleitoral eletrônica
Política
Prazo de desincompatibilização para eleições de 2026 termina em abril
Advogada Ana Tereza Basilio - Foto: Flavia Freitas
Opinião
Criminalizar jornalistas é erro jurídico e ameaça à democracia, diz presidente da OAB-RJ
Sessão na Câmara Municipal de Campo Grande
Política
Câmara vota vetos da prefeitura a emendas no Orçamento e no PPA
Lula esteve em agenda internacional com o presidente da África do Sul
Política
'Se a gente não preparar a defesa, qualquer dia alguém invade', diz Lula
Lula e Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul
Política
Lula recebe presidente da África do Sul para visita de Estado
Prefeita exonera Sandro Benites após denúncia de violência psicológica
Política
Prefeita exonera Sandro Benites após denúncia de violência psicológica
Cantor Paraná - Foto: Reprodução / Redes Sociais
Política
Cantor Paraná deve receber título de 'Visitante Ilustre' de Campo Grande
Trump
Política
Trump anuncia coalizão militar com países da América Latina para combater cartéis de drogas
João Henrique Catan ao lado de Guto Scarpanti
Política
"Não estamos mudando de lado", diz Catan ao se filiar ao NOVO

Mais Lidas

Ludmila faleceu na tarde de ontem
Polícia
Jovem surta, briga com o namorado e morre ao tomar água com cocaína em Campo Grande
Bebê de quatro meses é internado ao ser espancado e mordido pelo pai no Jardim Inápolis
Polícia
Bebê de quatro meses é internado ao ser espancado e mordido pelo pai no Jardim Inápolis
O caso aconteceu na tarde de hoje
Polícia
AGORA: Mulher é morta a facadas no Nova Lima
Imagens enviadas por amigos
Polícia
Amigos contestam versão sobre morte de jovem no Paulo Coelho Machado