Por meio do Conselho de Governança de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado criou o Comitê Estadual Temporário de Apuração de Denúncias com o objetivo de encaminhar as providências administrativas ou judiciais e responsabilizar os envolvidos em lesionar os cofres públicos estaduais, conforme apurado pelas operações “Lama Asfáltica” e “Fazendas de Lama”, deflagradas pela Polícia Federal, Ministério Público Federal e Controladoria-Geral da União (CGU).
O comitê será composto por representante de sete pastas do Governo: Secretaria de Estado da Casa Civil; Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica, que preside o Conselho de Governança; Procuradoria-Geral do Estado (PGE); Auditoria Geral do Estado (AGU); Secretaria de Estado de Educação (SED); Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul).
O grupo de trabalho do Comitê também terá a competência de tratar de assuntos ligados aos órgãos de controle, como o Ministério Público Estadual (MPE), e suas ações serão coordenadas pelo representante da Casa Civil.
Conselho de Governança
Criado pelo decreto nº 14.162, de 22 de abril de 2015, o Conselho é um órgão de instâncias consultiva e deliberativa das políticas públicas e foi constituído para atuar na coordenação das ações de planejamento, gestão e finanças, de forma integrada. Sua finalidade é coordenar e integrar as decisões estratégicas de Governo, e deliberar sobre os atos de gestão relativos a aumento de despesa, atuando segundo os princípios da Administração Pública.
O Conselho é composto pelo Comitê de Recursos Humanos, Planejamento, Finanças e Orçamento, Tecnologia da Informação e Governança Corporativa. O Comitê de Apuração de Denúncias passa a ser mais um componente do CGMS, no entanto além do caráter técnico, como a própria denominação será temporário.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Senado aprova prorrogação de prazo para regularizar imóveis rurais em faixa de fronteira

Lei institui campanha "Setembro Amarelo vai à Escola" em MS

Alems aprova orçamento de R$ 27 bilhões para 2026

CPI do Transporte Coletivo encerra oitivas e avança para fase final de relatório

Vereadores avaliam antecipar votação e reconduzir Mesa Diretora na Câmara

LDO de R$ 27 bi para 2026 passa por segunda votação na Assembleia

Motoristas poderão receber notificação digital sobre vencimento da CNH em MS

Câmara aprova projeto para custear traslado de brasileiros mortos no exterior

Fábio Trad e Simone estão nos planos do PT em MS
