O Ministério da Economia está temendo uma possível falta de dinheiro neste final de ano para pagar despesas obrigatórias, entre elas as aposentadorias do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), e pediu aval ao Tribunal de Contas da União (TCU) para abrir um crédito extra de R$ 22,3 bilhões fora do teto de gastos.
Segundo portal de notícias Metrópoles, documentos obtidos pelo site apontam que, do valor bilionário solicitado pela Economia, 70% corresponde somente ao pagamento da Previdência, que alega que os gastos previdenciários cresceram de forma inesperada no último bimestre.
“Ressalta-se que o movimento de crescimento na concessão de benefícios reflete movimento atípico que demonstra os esforços do INSS na aceleração do despresamento da fila, tratando-se de situação extraordinária que impacta significativamente a necessidade orçamentária e financeira no curto prazo, somando-se ao fluxo regular de concessão de benefícios e alterando o patamar da despesa”, explica a pasta em um dos ofícios enviados.
No momento, a Casa Civil consulta o TCU para saber se o crédito extraordinário pode ser considerado como despesa imprevisível e urgente.
Outra saída sugerida pelo Ministério da Economia seria o uso de recursos inicialmente destinados às emendas de relator, conhecidas como o Orçamento Secreto, para acomodar parte dos benefícios do INSS.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Deputado solicita reforma integral da escola Hércules Maymone, na Capital

Instituto de Direito e Escolas do Legislativo firmam parcerias para ampliar capacitações

Com foco na Saúde e Infraestrutura, vereadores apresentam 317 emendas à LDO 2026

Bandeirantes tem candidaturas do MDB, DC e PSD para eleição suplementar

CCJR vota pelo arquivamento de projeto para alfabetização digital de idosos em MS

Partidos pedem revisão de decisão do TRE-MS favorável a Adriane Lopes

Lula critica redução de apoio ao desenvolvimento de países mais pobres

Moraes determina prisão definitiva de Carla Zambelli

STF inicia na segunda-feira interrogatórios de Bolsonaro e aliados por suposto plano de golpe
