O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, assinou nesta quarta (18) uma portaria que revoga uma norma do governo Jair Bolsonaro que ampliava os poderes da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A nova norma determina que “a PRF não poderá exercer funções próprias das polícias judiciárias nem proceder à apuração de infrações penais, cuja competência é exclusiva das polícias federal e civil”.
Segundo a decisão de Lewandowski, a PRF não pode cumprir com funções consideradas exclusivas de polícias judiciárias, e só poderá atuar em operações com outros órgãos caso haja autorização do diretor-geral, e somente caso as operações não causem “prejuízo às atividades regulares” de patrulhamento nas estradas.
A mudança visa adequar a PRF à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, que é considerada uma das principais iniciativas da gestão de Lewandowski e que prevê a criação de uma nova polícia ostensiva federal a partir da PRF.
De acordo com o g1, Lewandowski informou ao diretor-geral da PRF, Antônio Fernando Oliveira, sobre a revogação da portaria do governo Bolsonaro.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Bolsonaro tem alta prevista para domingo

Dilma critica guerra tarifária de Trump e alerta para impacto na 'desdolarização' global

PT tem disputa por presidência em diretório da Capital

Vereadores entram na Justiça para derrubar eleição da mesa diretora em Rio Brilhante

Coligação perde recurso contra vereador por abuso de poder em Rio Verde

PSDB avalia 'superfederação' com o Republicanos após fusão com o Podemos

Vereador condenado por racismo queria acordo e tentou barrar julgamento no TJMS

Governo de MS anuncia investimentos em Dourados

Governo protocola na Alems projeto de reajuste anual dos servidores públicos
