Menu
Busca sábado, 25 de janeiro de 2020
(67) 99647-9098
Perkal Topo - janeiro-20
Política

Licitação para construção de ponte na Rota Bioceânica será lançada dia 20

O anúncio foi feito durante agenda do presidente da Assembleia Legislativa de MS, deputado Paulo Corrêa, no Paraguai

10 julho 2019 - 07h12Priscilla Porangaba, com informações da assessoria

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Paulo Corrêa, esteve em Assunção e conversou com o presidente do país vizinho, Mario Abdo Benítez, sobre a construção da Rota Bioceânica.

A viagem de Paulo aconteceu junto com o Governador Reinaldo Azambuja e a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias,

Foi anunciado, durante a agenda, que a licitação para estudos de viabilidade e construção da Ponte entre Carmelo Peralta e Porto Murtinho será lançada no próximo dia 20 de julho. O objetivo é que as obras para a construção da ponte internacional sejam iniciadas até o final de 2020.

O presidente da Assembleia destacou o avanço nas negociações para construção da terceira ponte entre Brasil e Paraguai. “Fomos recebidos pelo presidente Mario Abdo e discutimos as duas pontes, não só a ponte que liga Porto Murtinho a Carmelo Peralta, como também a ponte que liga San Lazaro, Vallemi e Porto Murtinho, para que possamos acessar o cimento produzido em Vallemi. São vários assuntos. Acho que prosperamos bastante e no dia 20 vamos assinar o lançamento do projeto final da Ponte sobre o Rio Paraguai, um sonho acalentado há mais de 30 anos pelo povo do Mato Grosso do Sul”, explicou Corrêa. 

Já o governador disse que a agenda foi muito positiva e um grande avanço.  “Uma agenda extremamente produtiva, de muitos resultados positivos tanto para o Brasil e Mato Grosso do Sul, quanto para o Paraguai. Fazer essa integração é muito importante”, explicou. 

Construção

A ponte entre Carmello Peralta e Porto Murtinho terá 680 metros de comprimento e será totalmente custeada pela Itaipu binacional, que ficará responsável também pelos estudos de viabilidade, estudos socioambientais e projeto final, com capacidade para suportar grandes cargas e o custo aproximando é de U$ 75 milhões, o que equivale a R$ 307,5 milhões.

A comitiva brasileira também discutiu com o governo Paraguai a ponte sobre o Rio Apa, a criação de um parque tecnológico entre Ponta Porã e Pedro Juan Cabellero e a instalação de aduanas em Ponta Porã e Mundo Novo.

Os gestores também participaram  da agenda no Ministério da Agricultura do Paraguai para estreitar as relações entre sanidade animal e vegetal e visitou a feira agropecuária internacional.

O presidente Mario Abdo falou sobre o encontro em seu Twitter e no Facebook. “Hoje recebemos as autoridades de Mato Grosso do Sul, Brasil, com quem conversamos sobre o passo histórico que estamos dando com a construção das duas pontes internacionais. Além disso, com a Rota Bioceânica, a produção das nossas regiões chegará aos portos do Pacífico”.

A Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, elogiou o trabalho conjunto entre as autoridades do Paraguai e Brasil, principalmente na área de agricultura e pecuária. “Há uma sincronia em várias atividades entre Brasil e Paraguai, principalmente na área de agricultura e pecuária”, disse, destacando que isso garante o avanço dos projetos que fazem o desenvolvimento de ambos os países.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Fábio critica corte de verbas na fronteira e cobra vinda de Moro a MS
Política
Bolsonaro desponta em pesquisa e fica 12% a frente de Lula
Política
Nelsinho tenta liberar R$ 600 mi em financiamento para MS
Política
Coronel David classifica como grave a situação na fronteira
Política
Ministério Público denuncia Glenn Greenwald por ligação com hackers
Política
Prazo para regularização do título termina em maio
Política
Bolsonaro sanciona LOA de 2020
Política
Bolsonaro anuncia aumento de 12% no salário do professor do ensino básico
Política
Após declarações nazistas, Bolsonaro exonera Roberto Alvim
Política
Nelsinho avalia como "um passo a frente", entrada do Brasil na OCDE

Mais Lidas

Saúde
Fumacê contra a dengue começa a passar por bairros da Capital
Geral
Energisa abre exposição de energia elétrica no Pátio Central
Polícia
'Operação Laburu' tem 1ª ação no antigo terminal rodoviário da capital
Geral
Vídeo - Motociclista toma “banho de merda” na Ernesto Geisel