O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) é o novo integrante do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A troca vinha sendo discutida há meses e foi oficialmente anunciada nesta segunda-feira (20).
Boulos assumirá o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, substituindo Márcio Macêdo, que deixa a função. A nomeação será publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (21).
Em nota, o Planalto informou. “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o deputado federal Guilherme Boulos nesta segunda-feira (20) e o convidou para ocupar o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Boulos irá substituir o ministro Márcio Macêdo na função. Márcio, a ministra Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais) e os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social) participaram do encontro com o presidente. A nomeação de Boulos sairá publicada no Diário Oficial de amanhã.”
No cenário político nacional, a medida é vista como uma estratégia do governo para fortalecer o diálogo com movimentos sociais e ampliar a base de apoio de Lula, de olho nas eleições de 2026. A Secretaria-Geral da Presidência tem papel central na articulação das agendas do presidente com representantes de movimentos populares em todo o país, como o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), do qual Boulos é um dos principais nomes ligado ao movimento.
Sobre
Guilherme Boulos nasceu em 19 de junho de 1982, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. É conhecido por sua atuação como líder social e político, especialmente à frente do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto).
Boulos ganhou destaque nacional ao disputar as eleições em 2018, quando se candidatou pela primeira vez e consolidou sua presença no cenário político brasileiro.
Em 2022, foi eleito deputado federal por São Paulo, tornando-se o candidato mais votado do estado, com 1.001.453 votos, representando a força de sua trajetória política e sua ligação com movimentos sociais.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira

Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel


Guilherme Boulos e Lula - (Foto: Ricardo Stuckert / PR)




