O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu início à distribuição de convites para o ato em memória das manifestações golpistas de 8 de janeiro, que ocorrerá no Palácio do Planalto.
Diferentemente do evento “Democracia Inabalada”, realizado em 2024 no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal (STF), a cerimônia de 2025 reunirá as cúpulas dos três poderes e líderes partidários no Congresso.
Entre os convidados estão os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Também foram chamados os possíveis sucessores de ambos: David Alcolumbre (União Brasil-AP) e Hugo Motta (Republicanos-PB). Até o momento, Lira e Pacheco não confirmaram presença.
O convite ocorre em meio a tensões crescentes entre os poderes, alimentadas pelo debate sobre o Projeto de Lei da Anistia, que beneficiaria os presos das manifestações de 8 de janeiro.
A proposta está parada na Câmara dos Deputados, aguardando a instalação de uma Comissão Especial. A medida, articulada por Lira, busca evitar que o tema interfira nas negociações para a sucessão na presidência da Casa.
Lula também determinou a presença de todos os ministros do governo no evento, que acontece sob o impacto de novos desdobramentos políticos e judiciais. Entre eles, está a expectativa sobre possíveis denúncias a serem apresentadas pelo Procurador-Geral da República, Paulo Gonet Branco, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, militares e ex-ministros envolvidos nas manifestações golpistas.
Na edição anterior do evento, diversos governadores e congressistas de oposição optaram por não participar, reforçando o desafio de reunir representantes de todo o espectro político no ato de 2025.
Mesmo assim, o governo aposta na cerimônia como um símbolo da união em defesa da democracia e uma resposta às ameaças enfrentadas pelas instituições brasileiras.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

VÍDEO - 'Você vai morrer': Deputada do PT recebe ameaças de morte em Dourados

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência







