Menu
Menu
Busca domingo, 17 de maio de 2026
Camara CG Maio26
Política

Lula parabeniza Alcolumbre e Motta por vitórias no Senado e Câmara

"País cresce quando instituições trabalham em harmonia", disse presidente

02 fevereiro 2025 - 17h44Luiz Vinicius, com informações da Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) pela vitória na eleição para o comando do Senado nos próximos dois anos. A votação ocorreu na tarde deste sábado (1º), no plenário da Casa. Franco favorito, o senador do Amapá obteve 73 dos 81 votos. Concorreram ao cargo, junto com Alcolumbre, os senadores Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE), que tiveram quatro votos cada um.

"Parabéns ao senador Davi Alcolumbre pelo novo mandato na presidência do Senado e do Congresso Nacional. Um país cresce quando as instituições trabalham em harmonia. Caminharemos juntos na defesa da democracia e na construção de um Brasil mais desenvolvido e menos desigual, com oportunidades para todo o povo brasileiro", afirmou o presidente da República, em nota oficial divulgada minutos após a proclamação do resultado.

É a segunda vez que Alcolumbre ocupa a presidência do Senado. Ele já havia sido presidente da Casa Legislativa entre 2019 e 2021, quando o país era governado pelo então presidente Jair Bolsonaro.

Natural de Macapá, ele está no segundo mandato consecutivo como senador. Tem 47 anos, já foi vereador na capital amapaense e, antes da carreira política, atuou como comerciante em sua terra natal.

Entenda

O presidente do Senado é também o chefe do Poder Legislativo e, portanto, é quem preside o Congresso Nacional. Entre as funções do cargo estão empossar o presidente da República e convocar extraordinariamente o Congresso Nacional em caso de decretação de estado de defesa nacional ou de intervenção federal. É ele também quem recebe os pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Cabe ainda ao presidente do Senado definir a pauta das sessões da própria Casa e do Congresso como um todo. A eleição, secreta e realizada em cédulas de papel, exige a maioria absoluta dos votos dos senadores (mínimo de 41). Se nenhum candidato alcançar o número, é realizado segundo turno com os dois mais votados. Ainda assim, são necessários, no mínimo, 41 votos para eleger o presidente da Casa.

Paralelamente à eleição para o comando do Senado, os deputados federais também se reuniram neste sábado, em Brasília, para sessão que elegeu a mesa diretora da Câmara dos Deputados. No final da tarde, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, voltou a se manifestar e parabenizou o novo presidente da Câmara, Hugo Motta ((Republicanos-PB).

"Estou certo de que avançaremos ainda mais nessa parceria exitosa entre Executivo e Legislativo, para a construção de um Brasil cada vez mais desenvolvido e mais justo, com responsabilidade fiscal, social e ambiental", destacou Lula.

Reportar Erro
Energisa Michel - Maio26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Jhonny Guerra Gai / Reprodução Edição MS
Trânsito
Vereador de Coxim sai ileso de grave acidente na BR-163; carro deu perda total
Agência do INSS
Justiça
STJ autoriza INSS a cancelar benefícios por incapacidade concedidos judicialmente
Joaquim Barbosa tem 71 anos
Política
Joaquim Barbosa se filia ao DC e vira aposta para eleição presidencial
Na cerimônia, Lidio Lopes assumiu oficialmente o comando estadual do Avante
Política
Avante empossa nova diretoria estadual com presença de lideranças nacionais
Fabiana Domingues de Lima/Wikimedia Commons
Política
Caso Banco Master amplia pressão no Congresso por abertura de CPI
Augusto durante agenda
Política
Augusto Cury diz que política é "ambiente tóxico" e defende pacificação do país
Caiado criticou a gestão atual no quesito combate ao crime organizado
Política
'Bandido não se cria e vou fazer isso no Brasil', declara Caiado em MS
Ex-governador de Goiás é pré-candidato à presidência
Política
Em MS, Caiado foge das polêmicas e foca em debates na pré-campanha presidencial
Ministro-relator Alexandre de Moraes -
Política
STF decide que lei da igualdade salarial entre homens e mulheres é constitucional
Investimento federal vai ampliar combate a queimadas em Paranaíba
Política
Investimento federal vai ampliar combate a queimadas em Paranaíba

Mais Lidas

Suspeito foi preso em flagrante e a faca apreendida
Polícia
Suspeito matou homem após ele vestir bermuda e camiseta sem permissão na Nhanhá
Local da ocorrência - Foto: Reprodução / Ponta Porã News
Polícia
Moradora de Campo Grande morre após fuga policial terminar em piscina no Paraguai
Agência do INSS
Justiça
STJ autoriza INSS a cancelar benefícios por incapacidade concedidos judicialmente
O caso foi registrado na Depac Cepol em Campo Grande
Polícia
Briga termina com mãe esfaqueada pelo filho em Campo Grande