O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na manhã desta quarta-feira (20), o presidente chinês Xi Jinping no Palácio da Alvorada, onde os dois firmaram 37 acordos entre o Brasil e a China.
Foram assinados acordos em temas como aberturas de mercado para produtos agrícolas, intercâmbio educacional, cooperação tecnológica em várias áreas, comércio e investimentos, infraestrutura, indústria, energia, mineração, finanças, comunicações, desenvolvimento sustentável, turismo, esportes, saúde e cultura.
Xi estava no Brasil para participar da reunião de cúpula do G20, que neste ano presidida pelo Brasil, e desembarcou em Brasília na tarde de terça-feira (19). Nesta quarta-feira, o chinês foi recebido com honras militares no Palácio da Alvorada por Lula e pela primeira-dama Janja.
Segurando bandeiras, crianças chinesas que moram no Brasil receberam os chefes de Estado. Também houve uma apresentação musical e a execução dos hinos nacionais do Brasil e da China.
Além de Lula, também participaram da reunião ampliada o vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Rui Costa, da Casa Civil, Fernando Haddad, da Fazenda), Mauro Vieira, de Relações Exteriores, Carlos Fávaro, da Agricultura e Pecuária, Alexandre Silveira, de Minas e Energia, Juscelino Filho, de Comunicações, Luciana Santos, de Ciência e Tecnologia, e Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento.
A ex-presidente do Brasil e presidente do Banco dos Brics, Dilma Rousseff, o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais Celso Amorim, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, o presidente indicado ao Banco Central (BC) Gabriel Galípolo, e o embaixador do Brasil na China, Marcos Bezerra Abbott Galvão, também acompanharam a agenda.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025

Ex-vereador volta a responder ação sobre esquema que resultou na cassação de Bernal


Presidente da China, Xi Jinping, e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert/PR)




