O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na manhã desta quarta-feira (20), o presidente chinês Xi Jinping no Palácio da Alvorada, onde os dois firmaram 37 acordos entre o Brasil e a China.
Foram assinados acordos em temas como aberturas de mercado para produtos agrícolas, intercâmbio educacional, cooperação tecnológica em várias áreas, comércio e investimentos, infraestrutura, indústria, energia, mineração, finanças, comunicações, desenvolvimento sustentável, turismo, esportes, saúde e cultura.
Xi estava no Brasil para participar da reunião de cúpula do G20, que neste ano presidida pelo Brasil, e desembarcou em Brasília na tarde de terça-feira (19). Nesta quarta-feira, o chinês foi recebido com honras militares no Palácio da Alvorada por Lula e pela primeira-dama Janja.
Segurando bandeiras, crianças chinesas que moram no Brasil receberam os chefes de Estado. Também houve uma apresentação musical e a execução dos hinos nacionais do Brasil e da China.
Além de Lula, também participaram da reunião ampliada o vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Rui Costa, da Casa Civil, Fernando Haddad, da Fazenda), Mauro Vieira, de Relações Exteriores, Carlos Fávaro, da Agricultura e Pecuária, Alexandre Silveira, de Minas e Energia, Juscelino Filho, de Comunicações, Luciana Santos, de Ciência e Tecnologia, e Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento.
A ex-presidente do Brasil e presidente do Banco dos Brics, Dilma Rousseff, o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais Celso Amorim, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, o presidente indicado ao Banco Central (BC) Gabriel Galípolo, e o embaixador do Brasil na China, Marcos Bezerra Abbott Galvão, também acompanharam a agenda.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025

Ex-vereador volta a responder ação sobre esquema que resultou na cassação de Bernal

TSE mantém "Tio Trutis" e esposa condenados por desvio de R$ 776 mil do fundo de campanha

MS ajusta calendário e adota nova data de posse do governador


Presidente da China, Xi Jinping, e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert/PR)




