O Ministério Público poderá ser cobrado sobre custas processuais e honorários em ações civis públicas e de improbidade administrativa que forem declaradas improcedentes, mesmo em casos de arquivamento, sem a necessidade de comprovação de má-fé. A medida foi aprovada em dezembro pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.
A proposta altera a Lei da Improbidade Administrativa e a Lei 7.347/85, que regula ações civis públicas relacionadas a danos ao meio ambiente, ao consumidor e a bens de valor artístico, histórico, estético, turístico e paisagístico. O texto aprovado é o substitutivo do deputado Sidney Leite (PSD-AM) ao Projeto de Lei 4082/23, do deputado Otto Alencar Filho (PSD-BA).
Duas exceções foram incluídas, quando o MP for provocado a agir ou quando o poder público ou associações fizerem parte do processo. O Ministério Público deverá informar, no início do processo, se foi provocado a atuar. O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

VÍDEO - 'Você vai morrer': Deputada do PT recebe ameaças de morte em Dourados

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência








