O Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, participou nesta quarta-feira (27) de uma audiência pública na Câmara dos Deputados e afirmou que o Governo Federal estuda a possibilidade de liberar a exploração de madeira in natura da Amazônia.
A solicitação pelo ministério do setor madeireiro por acreditar que essa mudança na legislação pode incentivar as exportações do país. A atividade, hoje, é ilegal.
De acordo com o ministro, o estudo deverá ser bem minucioso, pois pode incentivar o desmatamento. “Há uma série de considerações feitas de parte a parte. De um lado, há os que entendem que isso poderia eventualmente estimular o mercado de desmatamento.”
Entretanto, esse tipo de exportação poderá ser uma alternativa para casos específicos “Por outro lado, verificamos que [na construção da Usina Hidrelétrica de] em Belo Monte, cerca de 500 hectares [de vegetação] foram suprimidos sem nenhum aproveitamento da madeira, que continua sendo suprimida, por exemplo, na abertura de rodovias e em áreas privadas devido ao impedimento de aproveitá-las” disse.
Salles concluiu a audiência da comissão de agricultura, pecuária, abastecimento e desenvolvimento rural com a garantia de que essa decisão será tomada de forma equilibrada e em um momento adequado.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira


Ricardo Salles, ministro do meio ambiente, durante a audiência na Câmara (José Cruz)



