O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, recebeu na tarde desta terça-feira (22) uma delegação de parlamentares chilenos na Liderança do PSD, onde discutiram o avanço da Rota Bioceânica.
Representando Mato Grosso do Sul, onde passa trecho da obra de integração sul-americana, Nelsinho conduziu a comitiva ao Plenário do Senado e à Comissão de Relações Exteriores, onde reforçou a defesa da diplomacia parlamentar como ferramenta para fortalecer relações bilaterais.
“A Rota Bioceânica liga Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, reduzindo o tempo e o custo do transporte até os mercados do Pacífico, especialmente a Ásia. Em tempos de crise e tarifas, precisamos consolidar alternativas logísticas que deem mais competitividade às exportações brasileiras”, afirmou o senador.
O presidente do Senado chileno, Manuel José Ossandón, destacou o potencial geopolítico da conexão entre os oceanos Atlântico e Pacífico por meio da obra. “Une o Atlântico ao Pacífico e abre as portas para a Ásia. Reduz dias, custos e conecta países que querem crescer juntos. O Brasil é um sócio estratégico para o Chile”, comentou.
Também participaram da delegação a deputada Daniela Serrano e o senador Gastón Saavedra, que destacaram a importância do projeto para garantir amplo potencial de venda para os agricultores chilenos. “Cada agricultor no Chile teme não conseguir vender sua produção. Projetos como a Rota Bioceânica garantem desenvolvimento e estabilidade”, afirmou a deputada chilena.
“Essa articulação entre os parlamentos fortalece os laços e abre caminhos para cooperação concreta entre os países do Sul”, completou Saavedra.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

PL que autoriza cassinos, bingo, jogo do bicho e corridas de cavalos será votado no Senado

Bernal irá consultar Tereza Cristina sobre o espaço no PP visando 2026

Justiça Eleitoral anula votos do MDB em Paranhos por fraude à cota de gênero

Vander e Kemp são eleitos para presidir o PT no Estado e na Capital

Celso Abrantes vence eleição em Bandeirantes e assume prefeitura até 2028

Ex-prefeito não infringiu a Lei Eleitoral ao instituir transporte gratuito em Ribas

Capital sedia Audiência Pública sobre futuro da educação com presença de Tabata Amaral

Dia Estadual do Líder Comunitário passa a ser comemorado em 5 de maio em MS

Lei estadual institui divulgação obrigatória do protocolo "Não é Não" no Estado
