O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, recebeu na tarde desta terça-feira (22) uma delegação de parlamentares chilenos na Liderança do PSD, onde discutiram o avanço da Rota Bioceânica.
Representando Mato Grosso do Sul, onde passa trecho da obra de integração sul-americana, Nelsinho conduziu a comitiva ao Plenário do Senado e à Comissão de Relações Exteriores, onde reforçou a defesa da diplomacia parlamentar como ferramenta para fortalecer relações bilaterais.
“A Rota Bioceânica liga Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, reduzindo o tempo e o custo do transporte até os mercados do Pacífico, especialmente a Ásia. Em tempos de crise e tarifas, precisamos consolidar alternativas logísticas que deem mais competitividade às exportações brasileiras”, afirmou o senador.
O presidente do Senado chileno, Manuel José Ossandón, destacou o potencial geopolítico da conexão entre os oceanos Atlântico e Pacífico por meio da obra. “Une o Atlântico ao Pacífico e abre as portas para a Ásia. Reduz dias, custos e conecta países que querem crescer juntos. O Brasil é um sócio estratégico para o Chile”, comentou.
Também participaram da delegação a deputada Daniela Serrano e o senador Gastón Saavedra, que destacaram a importância do projeto para garantir amplo potencial de venda para os agricultores chilenos. “Cada agricultor no Chile teme não conseguir vender sua produção. Projetos como a Rota Bioceânica garantem desenvolvimento e estabilidade”, afirmou a deputada chilena.
“Essa articulação entre os parlamentos fortalece os laços e abre caminhos para cooperação concreta entre os países do Sul”, completou Saavedra.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Beto Pereira defende que culpados pelo rombo do INSS devolvam valores

Perícia conclui que pen drive encontrado em casa de Bolsonaro é irrelevante para investigação

Setor de pescados brasileiro pede linha de crédito emergencial para enfrentar tarifaço

Eduardo Bolsonaro descarta renúncia

Eduardo aumenta ilícitos após tornozeleira em Bolsonaro, diz Moraes

Lula condena sanções dos EUA a Moraes e aliados do STF

Capital recebe dois tratores do Governo Federal

EUA revogam visto de Moraes e "aliados na Corte"

STF forma maioria para manter tornozeleira de Bolsonaro
