Menu
Menu
Busca segunda, 08 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Política

No Senado, Riedel debate reforma tributária

Governador reforçou necessidade de recompor receitas

29 agosto 2023 - 16h14Pedro Molina     atualizado em 29/08/2023 às 16h17

O governador Eduardo Riedel destacou, durante sessão temática sobre a reforma tributária no Senado Federal nesta terça-feira (29), a necessidade de se discutir o desenho do mecanismo de recomposição de perdas e a possível extinção dos fundos regionais de desenvolvimento.

O sexto a subir na tribuna durante a sessão especial "Discutir a Reforma Tributária", Riedel destacou as questões de maior preocupação de Mato Grosso do Sul durante sua fala, e apontou para uma possível incapacidade de fazer investimentos focados no desenvolvimento local caso haja não haja recomposição de receita.

"Desenvolvimento regional a gente faz com prosperidade e não deixando ninguém para trás. Se faz com capacidade de investimento em infraestrutura", explicou.

"Tenho dito que sou favorável a reforma, que é uma necessidade. Isso é quase unânime, mas temos que fazer reflexões. É líquido e certo que haverá ganhadores e perdedores", completou.

O governador ainda comentou sobre o trabalho realizado para tornar o MS competitivo.

"Fizemos o dever de casa, somos Capag A, enfrentamos dificuldades como a reforma fiscal e tributária interna, dificuldades em combater o desperdício, tivemos a responsabilidade em ter um estado equilibrado fiscalmente, e que assim atraísse o processo de industrialização que está acontece hoje", disse Riedel.

Um dos principais pontos destacados por Riedel foi o chamado seguro-receita, um fundo que será criado para compensar perdas de receitas dos estados afetados negativamente com a criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) na reforma tributária, que irá abolir os impostos regionais.

"O seguro-receita vem com a proposta inicial de 3% para esse fim [porcentagem destinada do total arrecadado pelo IVa para recompor perdas] e ouvimos que talvez fosse insulficiente. Esse montante precisa ser necessário para que nenhum município ou estado perca receita. Qual será esse montante? Não sei responder e não encontrei ainda alguém que saiba dizer", apontou.

"É dito que é preciso colocar um limite para não deixar em aberto, mas é preciso discutir isso. Seja 3%, 4%, 5% ou 2%, que esteja no texto constitucional o necessário para que amanhã ou depois de amanhã não sejamos acusados de ter um estado insuficiente e incapaz de cumprir com o básico: educação, saúde, segurança. Então que esse fundo tenha a garantia para ser o suficiente para cobrir a recomposição de perdas", concluiu a fala.

Além disso, outro ponto de preocupação do governador está na possível extinção dos fundos de desenvolvimento criados pelos estados, que em MS permite investimento em infraestrutura por todo o Estado.

“Sem esse fundo, diante do que está posto, esses investimentos ficam comprometidos. O texto que veio para o Senado deixa em aberto a discussão e nos põe, enquanto estados, em uma situação delicada", afirmou.

Riedel propôs que seja instituído um marco para que os estados já com fundos constituídos possam permanecer com ele, ou que haja um retorno ao texto original aprovado na Câmara dos Deputados, para que haja incorporação dos valores arrecadados pelos fundos na redistribuição do bolo tributário do IVA.

Por fim, o chefe do executivo sul-mato-grossense reforça que o seguro-receita e a questão dos fundos estaduais são as situações a levantar maior atenção na reforma.

"Para esse processo continuar precisamos de capacidade para investir. Com perda de receita e fim do fundo seriamos solapados na nossa base, ficariamos incapazes de dar respostas à população", finalizou.

Reportar Erro
Energisa Nov-Dez 25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Deputada Gleice Jane, do PT
Política
VÍDEO - 'Você vai morrer': Deputada do PT recebe ameaças de morte em Dourados
Foto que Flavio publicou durante anuncio
Política
Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026
Deputado estadual, Beto Pereira
Política
PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência
Nicolas Maduro
Internacional
Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA
Entre os principais pontos, a LDO prevê um superávit de R$ 34,3 bilhões
Política
LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões
Marquinhos Trad e Adriane Lopes
Justiça
"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação
Renan Contar, Tereza Cristina, Rodolfo Nogueira, Marcos Pollon, Luiz Ovando
Política
Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares
Foto:
Educação
Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026
Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campo Grande
Política
Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência
ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira
Política
ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira

Mais Lidas

Inscreva-se
Educação
UFMS aplica prova de vestibular em 11 municípios neste domingo em MS
Casas populares
Cidade
Pré-seleção para 30 apartamentos do Jardim Antártica acontece neste sábado
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica