Menu
Menu
Busca domingo, 22 de junho de 2025
Política

Odebrecht relatou pedido de propina de Palocci por sondas do pré-sal, diz delator

21 abril 2017 - 16h55Agência Brasil

O ex-executivo da Odebrecht Márcio Faria afirmou em depoimento ter sido procurado por Marcelo Odebrecht porque o ex-ministro Antonio Palocci havia cobrado o pagamento de propina para o PT em razão de um contrato assinado entre a empreiteira e a Sete Brasil para construção de seis sondas do pré-sal (assista ao vídeo acima, a partir de 2 minutos e 15 segundos).

Segundo Faria, porém, o percentual que teria sido exigido pelo ex-ministro não foi pago porque "passou o tempo" e a Polícia Federal deflagrou a Operação Lava Jato.

Márcio Faria é um dos ex-dirigentes da Odebrecht que fecharam acordo de delação premiada no âmbito da Lava Jato. Ele deu a informação ao prestar depoimento ao Ministério Público Federal, no ano passado.

O G1 buscava contato com a defesa de Antonio Palocci até a última atualização desta reportagem. Em depoimento ao juiz Sérgio Moro nesta quinta (20), o ex-ministro negou ter pedido, interferido ou defendido interesses da Odebrecht ou da Sete Brasil.

A delação

Ao prestar depoimento, Márcio Faria disse que, em 2011, foi lançado um edital para construção de 21 sondas para o petróleo do pré-sal. O consórcio composto pela Odebrecht, segundo o delator, venceu a corrência para construir seis dessas sondas. "Uma vez assinado o contrato, aí [que] apareceram as solicitações de vantagem indevida", disse.

Aos investigadores, Faria, então, relatou que Pedro Barusco, ex-gerente de Serviços da Petrobras e à época funcionário da Sete Brasil, procurou o consórcio "solicitando vantagem indevida". Esse pedido, disse o delator, seria de 65% para o PT e 35% para a "casa" – o ex-executivo não explica o que seria a "casa"

"Passou um tempo, fui chamado pelo Marcelo Odebrecht dizendo que havia sido procurado pelo Antonio Palocci, onde ele cobrou do Marcelo essa propina. [Queria] os 100% do 1% para o PT", disse o delator.

"O Marcelo disse que desconhecia o assunto, que não sabia do que se tratava, que não iria entrar em assunto operacional e que não deu maiores informações ao ex-ministro Palocci. Em seguida, Marcelo me chamou e perguntou o que estava acontecendo. Contei toda essa história para ele. [...] Conclusão: passou o tempo, veio a Lava Jato, e não pagamos o percentual que seria devido ao PT", concluiu o delator.

Palocci na Lava Jato

Ministro da Fazenda no governo Lula e ministro da Casa no governo Dilma, Antonio Palocci foi preso pela Polícia Federal na 35ª fase da Operação Lava Jato, no ano passado.

Ex-prefeito de Ribeirão Preto (SP), o petista já teve pedidos de liberdade rejeitados pelo Superior Tribunal de Justiça e pelo Supremo Tribunal Federal.

Ao prestar depoimento ao juiz federal Sérgio Moro nesta quinta-feira (20), Palocci disse, entre outras coisas, que pode apresentar à Justiça "fatos com nomes, endereços, operações realizadas e coisas que vão ser, certamente, do interesse da Lava Jato".

Ainda no depoimento, o ex-ministro disse que essas informações podem render "mais um ano" de Lava Jato.

O movimento do ex-ministro, segundo o colunista do G1 Gerson Camarotti, foi tido entre dirigentes do PT como uma espécie de "sinalização para o potencial de uma futura delação".

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Bolsonaro
Política
Bolsonaro é diagnosticado com pneumonia viral após passar mal
Nova lei proíbe músicas com apelo sexual em 'carretas da alegria' em Campo Grande
Política
Nova lei proíbe músicas com apelo sexual em 'carretas da alegria' em Campo Grande
Vereador Papy recebe o deputado federal, Luiz Ovando, em seu gabinete
Política
Frente evangélica pode ser retomada na Câmara Municipal de Campo Grande
Projeto teve parecer favorável dos deputados da Comissão
Política
LDO que estima R$ 27 milhões para MS em 2026 é aprovado pela CCJR e vai à plenário
Agência do INSS
Política
Congresso instala CPMI para investigar fraudes bilionárias em benefícios do INSS
O Fórum funcionará como um espaço permanente de diálogo entre a União e os entes locais
Política
Fórum de Gestores Federais é instalado em MS com coordenação de Tiago Botelho
Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul -
Interior
MP recomenda fim da gastança com cargos comissionados na Câmara de Ponta Porã
Deputados votam protocolo "Não é Não" para proteger mulheres em casas noturnas
Política
Deputados votam protocolo "Não é Não" para proteger mulheres em casas noturnas
Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento
Política
Simone diz priorizar Ministério e decisão sobre o Senado ficará para outubro
Plenário da Câmara Municipal
Política
Câmara de CG recebe Fórum do Governo Federal com agenda para 2050

Mais Lidas

Depac Dourados
Polícia
Mãe sobe no telhado de casa para não ser morta pelo filho de 13 anos em Dourados
Frango assado e banana: Personal trainer é preso ao ser flagrado furtando mercado
Polícia
Frango assado e banana: Personal trainer é preso ao ser flagrado furtando mercado
Corpo de médica que pulou de ponte no Rio Ivinhema é encontrado pelos bombeiros
Polícia
Corpo de médica que pulou de ponte no Rio Ivinhema é encontrado pelos bombeiros
Ele estava armado com uma garrafa ainda
Polícia
AGORA: Suspeito invade base da GCM com faca e é baleado no Jóquei Club