A Polícia Federal (PF) deve instaurar nesta quinta-feira (11), a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma investigação para apurar a filiação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), ao Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Formalmente, Lula estava filiado ao PL desde 15 de julho do ano passado, e consequentemente desligado do PT desde a data, na cidade de São Bernardo dos Campos, onde reside.
A situação foi revelada pelo jornal O Globo. O TSE detectou que a senha utilizada para fazer essa mudança pertence à Daniela Leite Aguiar, advogada do PL, e cancelou imediatamente a filiação do presidente à sigla. Também foi detectado indícios de falsidade ideológica.
O pedido de investigação à PF veio diretamente do presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes, que em sua decisão considerou “a existência de indícios de crime a partir da inserção de dados falsos em sistema eleitoral”, justificando a entrada da PF no caso.
Moraes apontou que “é fato notório que [Lula] é integrante do Partido dos Trabalhadores”, e solicitou o cancelamento imediato da ação.
A apuração interna apontou que não houve invasão ao sistema do TSE, mas sim o uso de “credenciais válidas para o registro de uma nova filiação falsa”.
Diante da situação, o presidente do PL, Waldemar Costa Neto, se manifestou, e tratou o caso como “bobagem”. “As informações da nossa advogada aparecerem como autora da suposta filiação é um fato normal, porque ela está credenciada junto ao TSE para consolidar as filiações em nível nacional”, afirmou.
Apesar disso, uma das hipóteses levantadas é que os dados da advogada estejam em posse de outras pessoas, já que o tribunal apontou mais de 75 mil usos do sistema com o nome dela.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025

Ex-vereador volta a responder ação sobre esquema que resultou na cassação de Bernal

TSE mantém "Tio Trutis" e esposa condenados por desvio de R$ 776 mil do fundo de campanha

MS ajusta calendário e adota nova data de posse do governador

"Cenário é indefinido", Paulo Duarte critica incertezas e avalia saída do PSB


Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert)




