Menu
Menu
Busca segunda, 08 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Política

PF investiga filiação de Lula ao PL com uso de dados falsos

Apuração interna do TSE apontou para falsidade ideológica; Corte descarta invasão aos seus sistemas

11 janeiro 2024 - 15h41Pedro Molina

A Polícia Federal (PF) deve instaurar nesta quinta-feira (11), a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma investigação para apurar a filiação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), ao Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Formalmente, Lula estava filiado ao PL desde 15 de julho do ano passado, e consequentemente desligado do PT desde a data, na cidade de São Bernardo dos Campos, onde reside.

A situação foi revelada pelo jornal O Globo. O TSE detectou que a senha utilizada para fazer essa mudança pertence à Daniela Leite Aguiar, advogada do PL, e cancelou imediatamente a filiação do presidente à sigla. Também foi detectado indícios de falsidade ideológica.

O pedido de investigação à PF veio diretamente do presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes, que em sua decisão considerou “a existência de indícios de crime a partir da inserção de dados falsos em sistema eleitoral”, justificando a entrada da PF no caso.

Moraes apontou que “é fato notório que [Lula] é integrante do Partido dos Trabalhadores”, e solicitou o cancelamento imediato da ação.

A apuração interna apontou que não houve invasão ao sistema do TSE, mas sim o uso de “credenciais válidas para o registro de uma nova filiação falsa”.

Diante da situação, o presidente do PL, Waldemar Costa Neto, se manifestou, e tratou o caso como “bobagem”. “As informações da nossa advogada aparecerem como autora da suposta filiação é um fato normal, porque ela está credenciada junto ao TSE para consolidar as filiações em nível nacional”, afirmou.

Apesar disso, uma das hipóteses levantadas é que os dados da advogada estejam em posse de outras pessoas, já que o tribunal apontou mais de 75 mil usos do sistema com o nome dela.

 

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
Energisa Nov-Dez 25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto que Flavio publicou durante anuncio
Política
Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026
Deputado estadual, Beto Pereira
Política
PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência
Nicolas Maduro
Internacional
Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA
Entre os principais pontos, a LDO prevê um superávit de R$ 34,3 bilhões
Política
LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões
Marquinhos Trad e Adriane Lopes
Justiça
"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação
Renan Contar, Tereza Cristina, Rodolfo Nogueira, Marcos Pollon, Luiz Ovando
Política
Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares
Foto:
Educação
Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026
Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campo Grande
Política
Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência
ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira
Política
ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira
Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos
Política
Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos

Mais Lidas

Inscreva-se
Educação
UFMS aplica prova de vestibular em 11 municípios neste domingo em MS
Casas populares
Cidade
Pré-seleção para 30 apartamentos do Jardim Antártica acontece neste sábado
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica