Uma resolução que institui o Projeto Simplifique na PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul), foi publicado na edição n. 11.456 do DOE (Diário Oficial Eletrônico do Estado). A intenção do projeto é fazer a implantação do uso da linguagem simples nas comunicações e manifestações jurídicas da Procuradoria.
A iniciativa está prevista no Planejamento Estratégico Institucional (2024-2029) e consiste no uso da linguagem simples e direta, nas comunicações escritas e verbais, tais como: instrumentos jurídicos do Consultivo; peças judiciais; atos administrativos e normativos; correspondências oficiais; manuais e publicações destinadas ao público externo.
De acordo com a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, o Projeto Simplifique foi idealizado sob a premissa de simplificar a consultoria e o assessoramento jurídico, tornando os serviços prestados pela PGE/MS mais eficientes.
“Simplificar, modernizar e garantir a efetiva interlocução da PGE/MS com os gestores públicos e com a sociedade. Esses são os pilares do Simplifique”, afirmou.
As etapas de elaboração, gestão e implementação do Projeto Simplifique serão executadas pela PAG (Procuradoria de Assessoria ao Gabinete) em conjunto com a CIGE (Coordenadoria de Inteligência e Gestão Estratégica) e ESAP (Escola Superior da Advocacia Pública).
Conforme a resolução, o órgão irá incentivar à elaboração de documentos e manifestações jurídicas com um número menor de páginas, além de incentivar a brevidade de pronunciamentos nos eventos realizados.
Outras ações serão desenvolvidas, entre elas: o desenvolvimento de plataformas com interfaces intuitivas, a utilização de recursos de áudios e vídeos explicativos para facilitar a compreensão dos documentos e informações e a formação inicial e continuada de procuradores e servidores para elaboração de textos em linguagem simples e acessível à sociedade.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Moraes pede aos Estados Unidos extradição de Ramagem

Cristiano Carvalho é nomeado novo diretor-presidente da Fundect

Gilmar Mendes vota para derrubar dispositivos do Marco Temporal e cita omissão da União

Estudo aponta queda no debate político em grupos de WhatsApp

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'

Zambelli renuncia e encerra impasse entre Câmara e STF

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara







