Em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), o procurador-geral da República, Paulo Gonet, se manifestou contra a liberação temporária do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro, solicitado para que ele viajasse aos Estados Unidos. Bolsonaro pretende participar da posse de Donald Trump, marcada para o dia 20 de janeiro, em Washington.
O PGR argumentou que o ex-presidente não demonstrou "a necessidade imprescindível" nem "o interesse público da viagem". "Não há evidência de que a jornada ao exterior acudiria a algum interesse vital", disse o procurador, ressaltando que a viagem não se configura como uma necessidade básica ou urgente.
Além disso, Paulo Gonet destacou que Bolsonaro "não exerce função que confira status de representação oficial do Brasil" e, portanto, não há justificativa para que sua presença na cerimônia seja considerada importante para o país.
A defesa de Bolsonaro havia solicitado ao STF a devolução do passaporte para que ele pudesse viajar entre os dias 17 e 22 de janeiro. No entanto, o pedido foi questionado pelo ministro Alexandre de Moraes, que pediu à defesa que apresentasse um documento oficial dos Estados Unidos, confirmando o convite para a cerimônia de posse. A defesa, por sua vez, alegou que o convite foi feito por um e-mail temporário e relacionado à organização do evento, algo comum em posses presidenciais dos EUA.
O passaporte de Bolsonaro foi apreendido em fevereiro de 2024, no âmbito da Operação Tempus Veritatis, que investiga uma possível tentativa de golpe de Estado. Desde então, a defesa do ex-presidente tentou reaver o documento em outras ocasiões, mas todos os pedidos foram negados por Moraes. Agora, com a manifestação do PGR, o ministro Alexandre de Moraes decidirá se autoriza ou não a devolução temporária do passaporte.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025

Ex-vereador volta a responder ação sobre esquema que resultou na cassação de Bernal

TSE mantém "Tio Trutis" e esposa condenados por desvio de R$ 776 mil do fundo de campanha

MS ajusta calendário e adota nova data de posse do governador


Ex-presidente Jair Bolsonaro (Bloomberg via Getty Images)



