Cinco matérias foram votadas na Ordem do Dia desta quarta-feira (25), na ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). A sessão tem início às 9h e pode ser acompanhada presencialmente ou por meio dos canais de comunicação do Parlamento – a pauta fica disponível neste link.
Redação final
Em redação final o Projeto de Lei 53/2024, do deputado Lidio Lopes (Patriota), foi aprovado e segue à sanção governamental. A proposta estabelece diretrizes para a valorização e empoderamento da mulher no campo, com normas gerais e os critérios básicos para fomentar a atividade rural das mulheres, com a sua inclusão qualificada na atividade agrícola junto do desenvolvimento de ações que resultem no respeito a sua capacidade produtiva e suas potencialidades profissionais, bem como a garantia à sua plenitude emocional, física e psíquica.
Discussão única
Em discussão única foi aprovado o Projeto de Resolução 25/2024, de autoria do deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos), que concede o Título de Cidadão Sul-mato-grossense a Raimundo Wilson de Oliveira.
Primeira discussão
Em primeira discussão, os deputados aprovaram três projetos de lei do Poder Executivo, que agora seguem para análise das comissões de mérito. Primeiro, por maioria dos votantes, foi aprovado o Projeto de Lei 207/2024, que dispõe sobre as fases do procedimento de licitação para a contratação de obras no âmbito dos órgãos da Administração Direta, das autarquias e das fundações do Poder Executivo Estadual, invertendo a ordem de habilitação das empresas que desejam concorrer.
Na sequência, aprovaram o Projeto de Lei Complementar 8 de 2024, que altera e acrescenta dispositivos à Lei Complementar 127, de 15 de maio de 2008, nos termos que menciona, e dá outras providências, no que tange o sistema remuneratório para os servidores integrantes das carreiras Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, visando diminuir a contribuição previdenciária aos militares da reserva, reformados e pensionistas.
Por fim, o Projeto de Lei 188/2024, que autoriza o Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio do Poder Executivo Estadual a doar, com encargos, ao município de Amambai-MS, o imóvel de sua propriedade que especifica.
JD1 Notícias
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Lula nomeia Jaceguara Dantas para o CNJ a partir de 1° de fevereiro de 2026

Cidadania-MS realiza congresso, debate federação com o PSB e define nova direção

VÍDEO - 'Você vai morrer': Deputada do PT recebe ameaças de morte em Dourados

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares


Sessões são transmitidas ao vivo pelos canais oficiais da Casa de Leis (Foto: Luciana Nassar/ALEMS)



