Equipes de policiais federais saíram às ruas em Campo Grande e cumpriram três mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (3). A operação investiga a produção de fake news contra o candidato a prefeito pelo PSDB, Beto Pereira. A ação foi autorizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e teve como alvos uma agência de recrutamento de atores, um ator e um influenciador digital no Instagram.
Segundo a decisão do desembargador Sideni Soncini Pimentel, os mandados foram cumpridos nos seguintes endereços: na residência de Matheus dos Santos Lopez, na Rua Joaquim Vieira de Almeida, no bairro Jardim Aeroporto; na casa de Marcos Antônio Davalo Gimenes, na Rua Pimenta Bueno, no bairro Amambaí; e na sede da empresa TAG ME Mídias, localizada na Avenida Afonso Pena, no Jardim dos Estados.
A investigação teve início após denúncias de que a agência de atores foi contratada para selecionar um intérprete semelhante a Beto Pereira, com a finalidade de criar um vídeo falso que continha ataques e declarações difamatórias. Este material foi amplamente distribuído em grupos de WhatsApp, impactando eleitores na véspera da eleição.
Durante as buscas, a Polícia Federal apreendeu computadores, celulares e documentos que podem ajudar a identificar os responsáveis pela produção das fake news. Além das buscas, um inquérito está em andamento para investigar outros envolvidos no esquema. Os responsáveis podem enfrentar penalidades que variam de multas a sanções penais.
Os indivíduos investigados devem ser ouvidos em juízo de primeiro grau, conforme determinação do desembargador. Eles precisarão esclarecer as razões de suas ações, se por convicção pessoal ou a mando de alguém. Os aparelhos e documentos apreendidos passarão por perícia para a extração de possíveis provas.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025

Ex-vereador volta a responder ação sobre esquema que resultou na cassação de Bernal

TSE mantém "Tio Trutis" e esposa condenados por desvio de R$ 776 mil do fundo de campanha

MS ajusta calendário e adota nova data de posse do governador


Um dos alvos da PF 



