“O socorro tem que ser agora, aquele povo não pode esperar mais”, disse o vereador, citando que o distrito é habitado principalmente por pescadores, os quais estão impossibilitados de pescar e garantir seu sustento por causa da decoada, fenômeno natural que ocorre durante as cheias e provoca a mortandade de peixes devido a baixa oxigenação da água do Rio Paraguai.
Marquinhos disse que a situação de Porto Esperança é ainda pior do que a de Albuquerque, distrito também sem a presença do poder público, uma vez que não tem acesso por estrada, dificultando o deslocamento para a cidade. “É uma situação crítica, a escola está debaixo de água e as pessoas não tem acesso a remédios e nenhum tipo de assistência”, apontou o vereador.
Descaso
Em aparte ao tema abordado por Marquinhos, o presidente da Câmara, Evander Vendramini (PP), propôs que o Legislativo faça uma visita a Porto Esperança, o mais breve possível, para levantar as demandas e encaminhá-las à prefeitura. O vereador Oséas Ohara (PMDB) considera a situação relatada pela imprensa “um descaso”, lembrando que em anos anteriores o distrito tinha médico e enfermeiro.
“Estamos regredindo no atendimento à população, em especial aos ribeirinhos”, criticou Oséas, observando que o município recebe recursos financeiros para promover a assistência social e atendimento médico na zona rural. O vereador João Bosco da Silva e Souza (PT) garantiu que o distrito será atendido em maio com a ação Povos das Águas. “A ação tem que ser agora, de imediato”, cobrou Oséas.
Com informações do jornal Capital do Pantanal.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025

Ex-vereador volta a responder ação sobre esquema que resultou na cassação de Bernal


O distrito de Porto Esperança está ilhado 



