“O socorro tem que ser agora, aquele povo não pode esperar mais”, disse o vereador, citando que o distrito é habitado principalmente por pescadores, os quais estão impossibilitados de pescar e garantir seu sustento por causa da decoada, fenômeno natural que ocorre durante as cheias e provoca a mortandade de peixes devido a baixa oxigenação da água do Rio Paraguai.
Marquinhos disse que a situação de Porto Esperança é ainda pior do que a de Albuquerque, distrito também sem a presença do poder público, uma vez que não tem acesso por estrada, dificultando o deslocamento para a cidade. “É uma situação crítica, a escola está debaixo de água e as pessoas não tem acesso a remédios e nenhum tipo de assistência”, apontou o vereador.
Descaso
Em aparte ao tema abordado por Marquinhos, o presidente da Câmara, Evander Vendramini (PP), propôs que o Legislativo faça uma visita a Porto Esperança, o mais breve possível, para levantar as demandas e encaminhá-las à prefeitura. O vereador Oséas Ohara (PMDB) considera a situação relatada pela imprensa “um descaso”, lembrando que em anos anteriores o distrito tinha médico e enfermeiro.
“Estamos regredindo no atendimento à população, em especial aos ribeirinhos”, criticou Oséas, observando que o município recebe recursos financeiros para promover a assistência social e atendimento médico na zona rural. O vereador João Bosco da Silva e Souza (PT) garantiu que o distrito será atendido em maio com a ação Povos das Águas. “A ação tem que ser agora, de imediato”, cobrou Oséas.
Com informações do jornal Capital do Pantanal.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Maioria dos deputados federais avalia negativamente relação entre Lula e Congresso, diz pesquisa

TCE condena ex-prefeito de Coronel Sapucaia por falta de transparência

PL prevê doação a fundos sociais por empresas com benefícios fiscais em MS

Deputado propõe reforço à lei que proíbe fidelização em contratos de serviços em MS

Câmara derruba veto a projeto que garante recursos para fraldas e medicamentos a família atípicas

Gerson Claro recebe sinalização, "se depender dos deputados ele será nosso senador"

Vereadores analisam veto a projeto que beneficiaria mães atípicas

Lula lança Plano Safra da agricultura familiar com R$ 78,2 bilhões em financiamentos

Projeto propõe liberação de spray de pimenta e arma de choque para mulheres na Capital
