O procurador-geral do Ministério Público da Venezuela, Tarek William Saab, afirmou neste sábado (26) que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), “manipulou” o acidente que sofreu na cabeça antes da cúpula dos Brics.
O motivo seria para justificar a exclusão do governo de Nicolás Maduro. Saab pediu uma investigação sobre as ações de Lula.
“Fontes diretas e próximas do Brasil me informaram que o presidente Lula da Silva manipulou um suposto acidente para usá-lo como pretexto para não participar da recente Cúpula dos Brics”, escreveu o procurador em um texto publicado nas redes sociais pelo perfil do Ministério Público.
Ele alegou que a versão apresentada sobre o acidente que impediu Lula de viajar à Rússia não passava de uma farsa para efetivar o veto à Venezuela,evitando as suas responsabilidades com o presidente Vladimir Putin, os demais líderes presentes e, em especial, com Maduro.
Saab sustentou sua acusação ao compartilhar um vídeo do primeiro ato público de Lula após o acidente doméstico que ocorreu há uma semana e que o impediu de comparecer à cúpula. No evento, foi possível notar a cicatriz na cabeça do presidente, com cinco pontos próximos à nuca.
Contudo, para Saab, a aparição de Lula “sorridente e em boas condições” evidencia que ele utilizou o suposto “acidente” para enganar o mundo, razão pela qual deveria ser investigado.
O procurador-geral também mencionou um “grande mal-estar na esquerda latino-americana” em decorrência do que classificou como uma “atuação indigna e nefasta” do governo brasileiro ao “vetar e agredir covardemente a Venezuela.”.
A chancelaria venezuelana qualificou, na última quinta-feira (24), a decisão do Brasil de vetar a entrada da Venezuela nos Brics como uma “agressão” e um “gesto hostil”. Em um comunicado, a pasta expressou que o povo venezuelano sente “indignação e vergonha por essa agressão inexplicável e imoral da chancelaria brasileira, que mantém o pior das políticas de Jair Bolsonaro contra a Revolução Bolivariana.”
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'

Zambelli renuncia e encerra impasse entre Câmara e STF

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato


Lula sofreu acidente doméstico (Marcelo Camargo/Agência Brasil)



